Vivo 3g zte no Kurumin

1. Vivo 3g zte no Kurumin

Leandro da Silva
leandrodasilva

(usa Mandriva)

Enviado em 25/02/2010 - 19:09h

Olá!

Estou tentando migrar de vez para o Linux, porém minha internet é 3G ( Vivo 3G ZTE MF100) e estou com problemas para fazer "pegar" o Vivo 3G no Linux, atualmente tenho instalado do Mandriva 2009, já tentei Slackware, Ubuntu 9.10( que nem pegou o último aqui, travou o HD! ) e o Kurumin. Sendo que somente encontrei um tutorial para o Kurumin, http://www.gdhpress.com.br/blog/script-vivo-zap/ , porém não consegui transformar o arquivo em executável, a única coisa que consegui fazer foi dar "sudo su" e me logar como root.
No Mandriva tem a opção de configurar internet 3G, porém nem acontece nada, parece que o sistema não reconhece o modem conectado, porém aparece sim o conteúdo do modem como se fosse um pendrive.
O último Ubuntu após ser instalado ou rodado em live, em alguns minutos, trava o HD, e dizem que no Ubuntu, 3G "pega" automaticamente.

Alguém pode me ajudar? Em que Linux eu consigo rodar essa Vivo 3G? Passo-a-passo?

Abraços


  


2. RE: Vivo 3g zte no Kurumin

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 25/02/2010 - 21:36h

Olá,

A minha irmã tem um modem desse, mas usando com a Claro e no Windows. Bem, eu testei no Ubuntu 9.10 e funciona, mas tem um detalhe. O problema é que esse modem é reconhecido apenas como pendrive tanto no Windows como no Linux. No Windows, depois de o aplicativo da operadora ter sido instalado, o pendrive é ejetado e aí o sistema reconhece ele como modem.

Bem, o modem que vei tem um pacote .deb pra instalar no Linux (fiquei até admirado disso). A questão é que eu instalei e reinstalei o pacote e nada de querer funcionar. Também instalei e desinstalei o "usb-modeswitch", mas também não deu certo. Então a ideia que tive foi simplesmente clicar com o botão direito no ícone do modem que aparecia na área de trabalho do Ubuntu e depois em "ejetar". Pra minha surpresa o modem apagou (tava aceso com o LED em verde) depois ligou o LED com a cor vermelha e depois foi pra verde novamente. Aí fui no ícone de rede da do Ubuntu, que fica na barra superior, e pra minha surpresa tava lá a opção de criar uma nova rede 3g. Criei a rede e conectou, perfeitamente.

Então, se você tiver como ejetar o driver do modem, faça isso e veja se o sistema reconhece o modem. Note ainda que aqui ele é reconhecido como /dev/ttyUSB2, diferente dos outros modems que eu tive (da Vivo e da TIM) que eram reconhecidos como /dev/ttyUSB0. Bem, você pode saber isso melhor executando "dmesg".

Boa sorte.


3. Obrigado por tudo, mas

Leandro da Silva
leandrodasilva

(usa Mandriva)

Enviado em 26/02/2010 - 21:48h

Eu gostaria mesmo de saber duas coisas:

*Por que o Ubuntu trava?

*E no Mandriva e Kurumin como eu faço?

Se souber me dizer por que o Ubuntu trava aqui aí poderei fazer isso com o modem. O problema é que após alguns minutos inicializado o Ubunto trava, seja o instalado ou o Live CD. E o ambiente Gnome achei estranho, queria mesmo o KDE! \o/

Será que pode me ajudar, será que alguém ja teve esse probloema com o Ubuntu?

Gostaria mesmo de rodar 3G no Kurumin!

Abraços e Valeu!


4. RE: Vivo 3g zte no Kurumin

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 27/02/2010 - 01:18h

Olá,

Infelizmente não tenho muito a dizer de como fazer isso no Kurumin e no Mandriva. Acho que o que você pode tentar é executar no terminal "eject /dev/sr1". Mas infelizmente não faço a mínima ideia se vai funcionar. Estou dizendo isso porque a parte de armazenamento do meu modem da TIM é reconhecido como /dev/sr1. Mas o da Claro eu não sei. Tenho que pegar o da minha irmã pra ver, mas estou viajando hoje e só volta daqui a uma semana.

Então tenta isso aí e vê se o sistema reconhece o modem. Lembre-se que se funcionar, quando você fizer isso, o modem vai apagar (demora uns segundos depois que executar o comando) e vai passar um tempo vai acender novamente. Se isso acontecer no Mandriva, é só ir no gerenciador de redes que já deve ter reconhecido.

Boa sorte.


5. Quase. Muito grato!

Leandro da Silva
leandrodasilva

(usa Mandriva)

Enviado em 27/02/2010 - 18:11h

Ejetando, o Mandriva reconheceu o dispositivo 3G! \o/ Porém ainda não consegui conectar, pois na hora de conectar demora muito e creio que haja um problema nas configurações, me explique por favor quais foram as configurações para Claro e Tim aí. Em breve eu relato o que estou tentando e não consigo. Obrigado mesmo, se conseguir me ajudar nessas configurações malucas eu marco como "resolvido" aqui. Abração irmão!


6. RE: Vivo 3g zte no Kurumin

Ednilton Santos de Oliveira
ednilton_so

(usa KUbuntu)

Enviado em 27/02/2010 - 19:03h

Olá,

Bem, depois do ejetar o modem, ele apaga, acende em vermelho e depois em verde. Quando ele conecta fica piscando em verde. Então, seria boma eu saber exatamente o que está acontecendo. Aqui no Ubuntu, depois de reconhecido o modem, é só ir no network manager e criar uma nova conexão, fornecendo basicamente a operadora que o sistema faz o resto. Eu já usei o Mandriva, inclusive com internet 3g, mas realmente não lembro os detalhes da conexão.

Se o problema for que você consegue conectar mas não consegue navegar, tente adicionar "ipcp-max-failure 30" ao final do arquivo "/etc/ppp/options". E lembre-se que você só pode fazer isso como super usuário.

Boa sorte.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts