rahremix
(usa Arch Linux)
Enviado em 22/01/2013 - 16:36h
Acontece o seguinte: Durante a instalação do ubuntu, o programa de instalação pede informações como o seu fuso-horário, nome do computador, e, o mais importante, o nome do seu usuário. Esse usuário criado é o usuário "administrador" (não precisa ter esse nome necessariamente), que nada mais é do que um usuário comum com *alguns* privilégios disponibilizados, um deles é o acesso ao comando
sudo, comando esse que executa qualquer outro comando passado como parâmetro, com as credenciais do usuário root. Por padrão, o usuário root do ubuntu é bloqueado, e você precisa ativá-lo para utilizá-lo diretamente; do contrário, só consegue utilizar o comando sudo.
Agora, de acordo com sua descrição, o que provavelmente ocorreu: você excluiu esse usuário "administrador", e agora só tem acesso ao usuário "convidado".
O que isso significa:
Você não tem as permissões necessárias para usar o comando sudo, pois o usuário convidado não está no arquivo sudoers, e nem no grupo de administração (que eu não lembro se é o "wheel" ou "admin" no ubuntu).
O que pode ser feito:
Você pode bootar com um cd ou usb live, dar um chroot no diretório raiz do seu ubuntu, e criar um usuário com acesso ao sudo (ou habilitar o usuário root).
Fazendo isso, ficaria mais fácil de resolver seu problema :)