pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 09/05/2020 - 16:25h
- Ao instalar o linux é possível formatar apenas o disco C:?
Sim, mas ele não será o ""disco C:" para o instalador e sim uma partição "sdaX" (onde X = número da partição, ou seja, sda1, sda2 etc.).
- Há chances de perder ou corromper algum arquivo na mudança de SO?
Toda vez que se mexe no particionamento de um HD há chance de perder arquivos, razão pela qual sempre se recomenda fazer backup. Mas tomando cuidado e escolhendo a partição certa para instalar, esse risco é pequeno.
- Os arquivos (excetuando programas, é claro) poderão ser lidos normalmente no linux, visto a diferença de sistema de arquivo NTFS para EXT4?
Sim. O Linux hoje lê e grava em NTFS, mas o desempenho é menor do que em Ext4 ou outro formato nativo do Linux (ReiserFS, por exemplo).
- Há possibilidade de criar partições / (raiz) e swap no antigo disco C: que será formatado e posteriormente "transformar" o particionamento D: no /home?
Nunca usei uma partição NTFS como /home e não sei responder, mas acho que você poderia facilmente deixar a /home em Ext4, montar a partição NTFS no fstab e criar links da /home para as pastas "documentos", "imagens", "músicas" etc. mantidas na partição NTFS. Arquivos de usuário (os típicos) estariam na NTFS e os arquivos de configuração (na /home também há arquivos de configuração, geralmente ocultos) na partição Ext4.
Caso você consiga um backup de seus arquivos posteriormente, poderá formatar a partição NTFS para Ext4 (ou outro tipo "Linux" nativo) em transformá-la numa /home típica sem ter que reinstalar o sistema. Basta alterar o fstab para isso.
Em tempo: não precisa criar uma partição swap; use um arquivo de swap dentro de /.