PMB
(usa Kurumin)
Enviado em 08/04/2008 - 15:54h
Caros “linuxeiros”
No passado mês de Fevereiro deram-me a conhecer o OpenOffice. De facto, não sabia da sua existência e assim que o experimentei, fiquei fan. Comecei a entrar no mundo do Open software e open source. Bem, ainda não tinham passado duas semanas já estava com o Open office, o Mozilla, o Thunderbird e o Lightining instalados no meu Win XP.
Já não uso outra coisa...
Bem, foi assim que no mês de Março decidi experimentar o Linux. E agora começa a parte que interessa Sorridente
Ainda pensava que o linux era para os crânios da informática (sempre trabalhei em XP e não percebo nada de computadores). Ainda pensava que era um sistema do estilo MS-Dos com aqueles comandos todos que tinhamos de decorar e que eu nunca decorei (nessa altura ia só ao C:\Games Sorridente)
Foi por isso com grande surpresa quando conheci o linux em versão ambiente Vista (melhor que o Vista aliás). Percebi que existiam muitos linuxs e uma coisa chamada GNOME e outra KDE. Após muita leitura lá percebi como se fazia uma partição e como instalada um live CD.
Istalei vários: desde kurumim, kubuntu, ubuntu, mandriva, fedora, etc.
De todos o que gostei mais foi o mandriva apesar do ubuntu/kubuntu terem mais suorte na internet.
Fui experimentando, ERRANDO, instalando de novo, etc, etc.
Mas a verdade é que hoje sinto-me muito mais à vontade no Linux (mandriva 2008 kde) do que há três semanas. Todavia isso deveu-se a pelo menos duas horas por dia (durante 3 semanas) a ler foruns do linux. E começa agora o primeiro problema.
Penso que o linux tem de ir buscar utilizadores do Windows... mas para isso é necessário que o linux seja tão user-freindly como o win. E mais, que quem pretenda aderir ao linux tenha na net tanta informação quanto possível, MAS DE FORMA QUE COMPREENDA.
Ora, os foruns linux estão cheios de termos como konsole, repositórios, mcc, urpmi, rpm, ect, etc, etc. O utilizador Win não sabe o que isso é. Por isso quando dizem, tenho de ir ao konsole, entrar como root e fazer o comando XPTO... os utilizadores Win ficam de boca aberta sem saber o que fazer!
Essa é a verdade.
Por isso enquanto iniciante no mundo Linux que aliás pretendo promover junto de utilizadores Win, agradecia que não utilizassem uma linguagem já compreensível para vós mas que nós, leigos na matéria, ignoramos de todo.
Por isso deixava algumas questões que surgem da investigação nos diversos foruns e em especial deste forum:
1. O que é o rpm?
2. Como se instala um programa em Mandriva (já sei, temos de ir ao instalar e remover software e escolher aquilo que lá está e instalar os pacotes). Mas a minha questão é a seguinte:
a. no Win, estamos num site, carregamos no botão download, e o assistente de configuração trata de tudo, muitas vezes até coloca logo o atalho no ambiente de trabalho. E depois é logo trabalhar com o programa.
b. no Mandriva, estou no site, carrego no download, ele faz o download e dps? Para onde vai o programa, como acedo a ele, preciso de ir ao “instalar e remover software”? E claro estou a falar de programas que podem ser usados em linux (por acaso, sabem da existência de algum PDF professional para linux? Preciso mesmo de editar e fazer bookmarks nos pdf e o XPDF não o deixa fazer...)
Penso que os repositórios têm alguma coisa a ver com isso... mas não sei sequer o que são.
3. O que é o Kernel?
4. Já procurei coisas sobre o Vmware e o Virtualbox, mas também não consigo instalar nenhum deles (o virtualbox seria melhor, não é). Não entendo aliás como se instala.
Tenho muitas mais questões, que agradeço e sei que me irão responder (a apesar de não perceber metade, percebe-se claramente que os utilizadores linux têm mentalidade linux, isto é, de enorme entreajuda... os foruns são claros nisso), mas como já vou longo, por agora fico-me por aqui.
Agradeço as respostas mas sem ter de ir ao konsole porque de facto sempre fui uitlizador Win XP e por isso entendo-me muito melhor com o ambiente gráfico, assim como agradeço explicações sem esses conceitos estranhos, desconhecidos para mim e para muitos iniciantes em linux.
Obrigado pela ajuda!