lmJR
(usa Debian)
Enviado em 20/06/2019 - 23:11h
lobzmedunimes escreveu:
Vou causar um pouco aqui, pois sempre tem essas dúvidas sobre distros em Pc com recurso mais limitado e leio as recomendações do xfce no Debian, no mint, o lubuntu... Vou te dar uma outra alternativa, se não é um Pc que precisa pra ontem, tenta um gentio, vc pode compilar em outra máquina e transferir os arquivos ou nele mesmo se não tiver pressa. Fiz isso em um positivo 2 em 1 com 1gb de RAM e consigo rodar tudo bacaninha com o mate, até um The Sims 3 no wine com uns 25_28 fps, e claro aprender um pouco mais sobre essa distribuição. No momento tô instalando em um netbook de dois núcleos de 1.6 e 4gb de ram.
Acho que o Debian e derivados + XFCE é a porta de entrada mais fácil para o mundo das interfaces e wm's mais leves, além de ter uma ampla variedade de artigos, dicas e similares ensinando a configurar e personalizar. Além disso, as distros mais conhecidas e utilizadas com fixed releases são Debian-based, até porque tem relativa estabilidade, não que Fedora e openSUSE, por exemplo, não sejam amplamente utilizadas e estáveis também. Costumo recomendar distros fixed releases para desktops fracos, fica melhor assim ao meu ver.
Sobre o Gentoo, o grande "problema" é que é uma verdadeira maratona para instalar o sistema, e as vezes a pessoa só quer algo pra instalar logo e usar o PC pra ver vídeos e editar textos, essas coisas comuns.