shoujo
(usa Slackware)
Enviado em 22/08/2016 - 14:20h
DanielDutra escreveu:
Agora creio que entendi pessoal.
Stalman quis criar um sistema operacional completamente livre e ele conseguiu construir (junto com colaboradores) a maioria das ferramentas para o seu projeto GNU e só faltava o kernel ai a principio como o hurd não estava pronto foi aderido o linux. O conjunto de ferramentas que ele criou eram todas ferramentas basicas que um sistema UNIX possuia. Graças a criaçãodas licenças livres e a FSF por ele muitos desenvolvedores e programadores criaram e disponibilizaram softwares (aplicaticos, pacotes) que podem ser integrados e em conjunto construirem um sistema livre.
Então a base são os softwares GNU + o kernel linux ou hurd + aplicativos disponibilizados em softwares livres por diversos programadores compoem um sistema livre.
Somente as ferramentas gnu + o kernel não tornam o sistema utilizavel é necessario algo a mais para isso. Por isso surgiu as distribuições correto? Pois elas traziam as partes que faltavam para o sistema ser utilizavel como por exemplo um gerenciador de arquivos (thunar, nautilus), gerenciador de pacotes por exemplo. Coisa que o GNU não possui. Mas ai me vem outra questão em mente se o sistema fosse completamente em modo texto sem interface grafica seria possivel utilizar somente as ferramentas gnu pois tudo poderia ser feito pro linha de comando e o gnu possui o bash, seus comandos e é possivel compilar os softwares somente com o make em modo texto né.
Alguem poderia me corrigir por favor rsrs
Olha pelo que entendo, tudo que é lançado sob a licença gnu, é uma ferramenta gnu, inclusive o kernel Linux é gnu..
Mas se ainda assim você quiser entender a diferença entre elas está na licença, existem as licenças mais e menos permissivas.
Um software sob a licença gpl ou gpl2 não pode ter nenhum vinculo com softwares proprietários ou softwares que utilizem outras licenças.
Já softwares sob a licença lgpl, podem usar bibliotecas proprietárias, ou podem ser feitos softwares proprietários que utilizem essa licença, desde que a parte que está sob a licença lgpl continue sendo distribuido sob a licença livre.
Para entender a diferença das filosofias do stallman e do Linus, são bem poucas.
Software Livre, filosofia de Stallman, visa proteger o código, tornando ele eternamente livre de influências proprietárias.
Opensource ou código aberto, filosofia do Linus, visa deixar o código aberto, porém sem privar ele do uso permissivo de ferramentas sob outras licenças.
Também é interessante entender outras licenças como a licença bsd, que apesar do código ser livre, alguem pode simplesmente copiar e fechar ele.
Existem muitas outras licenças de código aberto, firefox, apache, etc