removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 30/08/2010 - 11:15h
Eu já implantei o Linux em uma escola. E pra isso, dei algumas palestras, pra aproximar os alunos e os professores do software livre.
Mas, não se atenha apenas aos efeitos 3d e aos software.
Fale das questões conceituais e mais técnicas tb. Acredite, todos conseguirão compreender, se você usar uma didática adequada.
1º Linux não é só mais um sistema operacional. Por trás dele existe toda uma ideologia, de cooperação, humanidade e de respeito ao próximo.
2º O que é software livre e quais são suas vantagens. Dê o velho exemplo de que, pra comprar o windows pra 10 computadores, seriam gastos algo em torno de 3 ou 4 mil reais. E que esse dinheiro poderia ser usado pra comprar outros recursos pra escola.
3º Fale que o linux é mais seguro, que não pega vírus, que não precisa de antivírus. Que todos poderão acessar sites educativos sem se preocupar em pegar essas pragas virtuais.
4º Linux não precisa ser desfragmentado. Isso faz com que você possa usar um sistema por meses ou anos, sem que ele fique mais lento apenas com o uso.
5º Efeitos 3D são legais. Baixe alguns vídeos do youtube. Não se atenha apenas a mostrar os efeitos da sua máquina.
6º Fale sobre as possibilidades de personalização do desktop do pc com linux. Baixe alguns screenshots aqui no Vol. Baixe de todos os tipos, quanto mais exótico for o screen, melhor.
7º Quanto a programas, recomendo que você foque nos programas que serão usados pelos alunos no seu dia a dia. Mostre alguns messengers (amsn e emesene), BrOffice ou openOffice, Brasero ou K3B, Alguns players de música e vídeo (toten, exaile, vlc, rytmimbox e se quiser fazer uma mala, até o MOC), os navegadores web disponíveis.
8º Mostre como fazer alguns procedimentos, como imprimir, scanear, abrir cds, abrir e desmontar pendrives (isso tudo é imporante). Se possível, espete um pendrive com vírus, pra que o vírs apareça. O virus aparecerá com um pequeno cadeado em cima. Mostre como é fácil remover um vírus, é só deletá-lo como um arquivo normal.
Enfim, vai lá cara. Apavora, mostra quem é o cara e qual é o sistema que detona.
Abraço