lcavalheiro
(usa Slackware)
Enviado em 01/09/2012 - 10:14h
Se for netbook você vai precisar de um outro computador pra criar um USB de instalação de uma distro, mas se for notebook você pode usar o leitor de DVD/CD do equipamento.
Baixe na internet a iso do CD1 do Slackware. Dê boot pelo CD de instalação do Slack, lembrando de seguir as instruções na tela até o momento em que ele pede pra você logar como root (o que você vai fazer, é claro), lembrando que o layout de teclado padrão no Brasil é o qwerty-br-abnt2 (se seu teclado tiver a "ç") ou qwerty-us-acentos (se seu teclado não tiver a "ç"). Após logar como root, rode os comandos:
# mkdir /root/meuhd
# mount /dev/sda1 /root/meuhd
# ls /root/meuhd/etc/shadow
Se o terminal retornar dizendo que não achou nada, rode os comandos
# umount /dev/sda1
# mount /dev/sda2 /root/meuhd
# ls /root/meuhd/etc/shadow
Se ele não achar novamente, rode mais uma vez os três comandos acima, sempre lembrando de somar 1 aos dois dígitos que você vê aí.
Assim que ele achar o tal arquivo, rode o comando:
# vi /root/meuhd/etc/shadow
Isso vai abrir o arquivo que registra as senhas criptografadas de todos os seus usuários. Use as setas até achar uma linha que começa com a palavra root. Ela vai ter a seguinte aparência:
root:iuooahsdiouhilwquhwq9812y3897yqhfkljabfiuehwriu32432q4:0:99999:7:::
O que interessa é a sequência de caracteres aleatórios (que não será igual a essa que eu digitei aí em cima) logo após o primeiro dois-pontos. Com a seta do teclado, coloque o cursor em cima dos dois pontos, e então aperte no teclado <d>,<seta para direita> até chegar ao segundo dois-pontos. Vai ficar assim:
root::0:99999:7:::
No teclado aperte <ESC>,<:>,<w>,<q>,<ENTER> para salvar o arquivo. Com essa sequência de comandos e edições de arquivo você zerou a senha do root, o que não é muito legal mas para o que você precisa é excelente. Após isso tudo, rode o comando
# reboot
E reinicie seu computador pelo disco rígido normalmente (você pode até tirar o CD do Slackware se quiser). Quando ele chegar na tela em que pede usuário e senha, use como usuário "root" (sem as aspas) e deixe a senha em branco. Clique para logar e IMEDIATAMENTE crie uma senha pro root com o comando em um terminal:
# passwd
A seguir, crie um usuário comum com o comando
# adduser
Deslogue do root e faça login com seu usuário.