Arnoold
(usa Solus)
Enviado em 14/08/2019 - 15:56h
Eu apostaria no Solus, justamente porque é a distro que eu uso. Mas não querendo puxar sardinha pro meu lado, se fosse pra escolher entre essas três eu ficaria com Manjaro.
Motivos? É rolling release, fácil obtenção de drivers mais novos sem dependência de ppa ou compilação. Se você joga, tem que ter acesso fácil a drivers mais recentes, isso é um quesito básico. O Xubuntu é uma boa opção, mas como não é rolling release, há um congelamento dos pacotes devido ao fato de ser uma LTS (se você se refere a versão 18.04), você não vai obter o mais novo de forma acessível como no Manjaro, por essas e outras que eu acho o Ubuntu um pouco mais difícil, pois é preciso muitos passos para ter tudo pronto, adicionar ppa x e y, editar sources.list, as vezes ativar mais repositórios, como o universe, baixar deb pela internet, ser refém dos snaps como forma de obter pacotes mais atualizados. Manjaro tem fácil acesso a Steam, Lutris, Wine (inclusive as libs de 32-bits que o Ubuntu queria dar fim), Playonlinux entre outros... Os repositórios locais (tirando a AUR que é da comunidade) são muito completos.
Sabayon eu não vou falar sobre porque eu não conheço. Mas dando uma olhada de leve, parece ser mais hardcore quando comparado com Xubuntu e Manjaro.
Bom, no fim das contas eu optaria pelo Manjaro, seguido do Xubuntu (como segunda opção). Se você quer Xfce, saiba que o Manjaro tem Xfce entre outros sabores tal qual o Ubuntu. Opção é o que não falta.