removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 07/10/2017 - 02:20h
ClaudioDietrich escreveu:
Boa noite prezados senhores. Sou novo aqui no fórum e absolutamente novato em Linux. Meu primeiro contato com o Linux foi essa semana quando adquiri um notebook Lenovo com o Satux pré instalado. Fiquei decepcionado com a aquisição pois não consigo fazer nada além de acessar internet. Comecei a me informar agora sobre o assunto e li que o Satux está abandonado e desatualizado (ponto negativo para a Lenovo que vende um produto novo com um sisteme que não atualiza e acaba sendo praticamente inútil), li também que a versão Mint Mate é ideal para usuários novatos. Tenho tantas dúvidas que nem sei como perguntar. Mas o fato é: Como faço para desinstalar o Satux e instalar o Mint Mate para ter um computador para minhas tarefas que são simples. Um pacote office para tarefas básicas, e-mail, facebook, um compartilhador de arquivos torrent e se possível um editor de MP3. Não sei se estou pedindo muito, ou se não tenho o perfil de um usuário Linux e deva voltar para o Windows. De qualquer forma do jeito que está não dá pra usar esse notebook e preciso de outro SO. Peço desculpas pela minha ignorância e se não soube me expressar direito. Desde já agradeço toda ajuda e atenção.
Sem problemas!! Vamos lá.
Entre no site oficial do
Linux Mint e baixe a ISO. Você pode baixá-la direto ou usar o torrent.
Página oficial:
https://linuxmint.com/download.php
Há 4 opções:
A opção padrão e oficial do Linux Mint é o Cinnamon. Cinnamon e KDE estão muito próximos no consumo de RAM e podem exigir bastante da sua placa gráfica se tiver um computador ruim.
A opção com KDE pra mim é a mais pesada, e mais cheia de coisa. Super customizável.
A opção com MATE seria o meio termo. Não é tão pesada, nem tão leve como o Xfce, porém a diferença entre o MATE e Xfce é bem pequena. Bom pra computadores com especificações ruins.
A última, com Xfce é a versão mais leve porém altamente customizável tanto quanto o KDE. Ótimo para máquinas antigas por não consumir muita RAM nem exigir muito da placa gráfica, processador etc.
Se você quiser com MATE, basta ir lá e escolher a opção com MATE. Tenha em vista de saber se seu notebook é 32-bits ou 64-bits, PCs/Notebooks dos últimos 10 anos tendem a ser 64-bits.
Menos de 4GB de RAM é aconselhável usar 32-bits e 4 GB de RAM ou mais é aconselhável 64-Bits.
Pacotes office disponíveis para o Linux:
Mais popular é o LibreOffice. Se quiser algo bem próximo do Office da Microsoft use o WPS Office. Se realmente não se acostumar com nenhum deles use o Office Online.
E-mail:
No Linux temos o Thunderbird, Geary e Evolution.
Torrent:
Temos o Transmission que é o mais popular, qBittorrent e até o proprietário µTorrent está disponível.
Editor de Áudio:
O mais conhecido é o Audacity, mas também tem o Ardour
>>> Sugiro que coloque as configurações básicas do seu notebook, como quantidade de RAM, placa de vídeo, processador.
Depois de ter baixado a ISO, tenha um pendrive ou CD em mãos e baixe o Unetbootin. Na minha opinião o Etcher é a melhor das alternativas, só ir no site oficial (
https://etcher.io/ ) baixar pra Linux e executar o AppImage, nem precisa instalar ou extrair.
Coloque o pendrive vazio e selecione a ISO e espere terminar, depois é só espetar no pendrive bootável e instalar o Linux Mint. É bem simples.
Em alguns computadores tem de mudar a ordem de boot na BIOS o que muda de BIOS pra BIOS.
No meu caso, tenho UEFI e só clico F8 e seleciono o pendrive com a ISO do Mint pra dar boot e o resto é só você ler e ter paciência, não é nada complicado.
Qualquer dúvida de como baixar um programa no Mint depois de ter le instalado ou qualquer coisa do tipo, pergunte pra gente.