wesbter
(usa Ubuntu)
Enviado em 24/02/2010 - 13:44h
Esta é uma visão polemica que eu tenho sobre software proprietários e softwares livres. Não tem nada contra os softwares proprietários, pois são muito bons e funcionais mais a minha visão e mais globalizada do que local. Se dependermos só de softwares proprietários estaremos correndo um grande risco de deixar que invadam a nossa privacidade. Porque estou dizendo isto? Por um motivo simples, não sabemos o que realmente se passa por trás de um software que você não tem conhecimento de sua fonte e não tem permissão nenhuma pra pelo menos ver o seu conteúdo. Será que o kernel do Windows só faz aquilo que diz fazer? Será que outros softwares proprietários só fazem aquilo que dizem fazer? Como saber? Sem fonte não tem como saber.
Uma pergunta simples, Você entregaria toda sua fortuna a uma pessoa para administrar sem saber quem ela é e o que vai fazer. Reformulando, Você entregaria sua empresa para uma empresa administrar sem você saber o que realmente ela vai fazer com os dados. Será que é seguro colocar uma nação nas mãos de uma determinada empresa sem saber o que ocorre debaixo de um sistema.
Eu parabenizo o governo em estimular o desenvolvimento de software livre, pois a visão pra mim é, não ficar na mão de um sistema seja ele qual for. Não ficar refém de um sistema seja ele qual for. Isso é muito importante para nos e para uma nação. O governo tem que investir e estimular o desenvolvimento de software livre sim, é mais seguro pra nos brasileiro e outra coisa, as divisar permanecem no Brasil, valoriza a prata da casa.
Tem uma reportagem no br-linux que diz assim:
Associação antipirataria dos EUA põe Brasil em ‘observação’ e emite recomendações
“A entidade também pede que se “evite” leis que tornem obrigatório o uso de software livre por agências do governo e empresas públicas...”
Eu teu te pergunto:
Que relação tem o software livre com a pirataria?
O que tem haver as instituições usarem software livre com a pirataria?
A pirataria se defini como uma atividade de copiar, reproduzir ou utilizar indevidamente, isto é, sem a expressa autorização dos respectivos titulares, software ou qualquer outra obra intelectual legalmente protegida.
O software livre é o software que pode ser usado, copiado, estudado, modificado e redistribuído sem restrição. A forma usual de um software ser distribuído livremente é sendo acompanhado por uma licença de software livre (como a GPL ou a BSD), e com a disponibilização do seu código-fonte.
Conclusão: a pirataria não tem nada haver com o software livre. São duas coisas distintas, uma não depende da outra pra existir. Porque a Associação de antipirataria esta preocupado com o software livre? Eu realmente não entendo.
Não estou pregando contra ou a favor a um ou outro sistema, mas o direito de saber o que você esta instalando na sua maquina e de usar um software livre.
Desculpe se não me expressei bem, pois fico indignado com pessoas não sabem do que estão falando. Paixão, Filosofia, Radicalismo não importa, o importante é que o software livre veio pra fazer a diferença, e muitos não gostam dessa ideia. Será que reaprender a escrever a tão dificil assim. pois pra mim não foi olha que começei do zero no linux e usava VisualBasic pra programas é hoje desenvolvo sistemas em php sem problemas. Basta querer.