Mepyto
(usa Outra)
Enviado em 24/06/2020 - 09:17h
bilufe escreveu:
O servidor gráfico X, ou mesmo o moderno Wayland, são responsáveis por permitir o acesso gráfico das aplicações. Sem o servidor X não é possível rodar um aplicativo gráfico.
Alguns aplicativos usam uma tecnologia chamada framebuffer, eles podem exibir gráficos sem rodar o servidor X ou o Wayland, mas são poucos aplicativos que fazem isso. No Raspberry Pi parece-me que o libretro e o EmulationStation fazem uso do framebuffer. Sei que existem aplicativos para reproduzir vídeo, visualizar imagens e PDF e o navegador web Links2 que faz uso do framebuffer.
Você pode fazer algo um pouco diferente, é possível instalar o Openbox ou outro gerenciador de janelas leve e então usá-lo para economizar recursos. O OpenBox não tem barra de tarefas, se quiser terá que instalar uma barra de tarefas, você acessa os aplicativos com o menu ao clicar com o botão direito do mouse na área de trabalho.
Maravilha, cara... Muito obrigado pelos esclarecimentos e pela dica, mas deixa eu ver se eu realmente entendi... O "gerenciador de janelas" então é parte do que chamamos de Interface Gráfica ou GUI, certo? Eu achei que eram coisas diferentes, por isso a duvida!
Este OpenBox seria uma GUI mais "enxuta" que oferece apenas os recursos de gerenciamento de janelas sem os "utilitários" que agt normalmente encontra em outras interfaces como XFCE, Gnome, KDE e etc.... É isso?
E cara, só mais uma dúvida, sem querer abusar...
Se realmente eu entendi o que você disse. Se eu pegar um sistema como o Raspbian, desinstalar a LXDE e os programas pré instalados, e instalar o OpenBox, eu teria essa "levesa", ou você me recomenda instalar um outro sistema do "zero" para evitar "sugeira"?
Não sei até que ponto o kernel e demais bases do sistema foram modificados para se adequarem a arquitetura do raspberry, ou se há algum sistema preparado para seu hardware sem interface gráfica, por isso a pergunta rsrsrs