albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 31/10/2014 - 09:54h
marcosn escreveu:
1.apesar de ter conseguido colocar o atalho da pasta pessoal no desktop através da "ferramenta de ajuste" do linux como faço para colocar icones na área de trabalho como por exemplo: atalho para o skype e outos programas para facilitar meu dia-dia ?
2. qual a diferença do apt-get para o apttude ?
3.o linux tem alguma combinação especial de teclas como o ctrl + alt + del tal como um famoso software proprietário ? o que fazer em situações de apuros ?
4.no linux tem como criar pontos de restauração do sistema para evitar desastres ?
5. Se eu usar o camando # apt-get remove --purge nome_do_programa para apagar também as dependências de um programa qualquer vai afetar o funcionamento de outros programas?
Quando devo usar o recurso de apagar depedências?
6. quando eu usava software proprietário o notebook acendia uma luzinha de led indicando quando o notebook estava conectado a energia. Notei que no debian a luizinha não acende nem para indicar que o notebook está ligado na tomada nem para indicar o estado da batéria tem como fazer com que o notebook acenda a luizinha de led ? (sei que a dúvida é irrelevante mas resolvi peguntar)
7. no linux tem como escolher a opção economia de energia para a batéria durar mais ?
8. quando clico com botão direito do mouse não tem a opção de criar arquivos como por exemplo criar um arquivo de texto somente tem a opção de criar pastas tem como modfificar isto no GNOME ?
9.é possível rodar o software camtasia studio 8 no linux utilizando o WINE sem travas ou erros ?
muito obrigado pela boa vontatade de vocês em responder tantas dúvidas
1. Isso depende do ambiente gráfico... que Linux é,que distribuição e qual ambiente gráfico ela tem? KDE é de um jeito,GNOME é outro etc...
2. Meus linux não são Debian, não usam APT, mas pelo que eu saiba, a principal diferença é a método usado pra gerenciar as dependências.
Mas sefor iniciante,use a central de programas ou o synaptic, que são gráficos.
3. em geral, é CTRL+ALT+BACKSPACE, mas com CTRL+ALT+F1 vc sái da tela gráfica. Comandos como:
# init 6 OU
# reboot OU
# shutdown -r now
resetam o micro e para desligar use:
# shutdown -h now OU
# reboot -p OU
# poweroff OU
# init 0
mas essas situações de apuros em linux, são muito mais raras que em windows.
4. Que eu saiba, linux não cria pontos de restauração, nem daria, pela infraestrutura dele. Em linux, os periféricos e devices sao controlados por arquivos de texto especiais, scripts e não por drivers executáveis,
portanto, não haveriam pontos de restauração a serem criados. Pacotes atualizados estão atualizados, os antigos, as versões anteriores, são automáticamente deletadas.
5. Dependendo dos programas., pode afetar sim. Linux tem várias dependências cruzadas. não é bom usar purge indiscriminadamente.
recursos de remover dependências, em linux tipo Debian, que usam apt, não é fácil usar.
Há dependências que são essenciais, se vc tirar, parte do ambiente gráfico vai sair junto. Sem conhecimento do sistema e como ele funciona, é difícil saber o que vc pode tirar em linux.
Agora, outros tipos de Linux, como Slackware, Gentoo ou Sabayon, o controle de dependências é total. Nesses Linux, até há como remover dependências e até, não instalá-las se quiser.
6. Isso também depende do Linux, que distro é, do que vc tem instalado e do ambiente gráfico.
7. Mesmo que 6, depende muito de que linux é, do ambiente gráfico etc...
8. no KDE no MATE, cria com o botão direito, como no Windows. No GNOME, deve ter jeito. Não sei como, porque não uso GNOME3. Mas tem tutoriais disso na net.
9. Só testando. Nem tudo de Windows rodará, mesmo com Wine. Se for usar Wine, use junto PlayonLinux,porque é mais fácil.
mas para gravar o Desktop,pode usar o Record My Desktop ou outros programas.