removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 26/07/2008 - 23:51h
Olá amigo,
Embora seja fácil de aprender, algumas coisas não são tão triviais. É obvio que você não vai aprender a particionar o seu disco da forma mais simples, eficiente e rápida possível logo na primeira tentativa. Você vai errar, talvez você até perca tudo. Vale a pena? Na minha opinião.. com certeza!
Em primeiro lugar, você não precisa reinstalar tudo outra vez. Você pode instalar quantos sistemas quiser: Windows XP, Vista, Astalavista.. Debian, Ubuntu, Fedora, Meio-Sola.. OpenSolaris, OpenBSD, FreeDOS, IRIX, AIX, e outros trossentos sem problema algum e escolher tranquilamente entre qualquer um deles logo após ligar o computador, em um menuzinho estilizado. Mas o primeiro caso é esquecer este ABCdário.
Como você tem 4 partições, eu sou levado a pensar que as 4 são primárias. Se for o caso, a primeira coisa a fazer será destruí-las. Existem zilhões de formas de particionar o disco. Criar partições primárias, lógicas, usar LVM (é só botar no google, tem um ótimo howto no TLDP).
Se você optar por partições primárias, cairá em um mato sem cachorro, porque ficará restrito a 4 partições. Para instalar qualquer distribuição de Linux, a não ser que você tem bons gigabytes de RAM sobrando, você precisará de uma partição de troca (utilizada pelo sistema como uma extensão da sua memória volatil). No Windows você não precisa disto porque o sistema usa (por padrão) a mesma unidade onde o sistema está instalado (isto explica porque disco cheio e pouca RAM no Windows = programas fechados ou sistema travado).
Se você optar por volumes lógicos em uma partição extendida poderá respirar um pouco melhor. Neste caso, sugiro que instale o Windows XP e Vista em 2 partições primárias no início do disco, seguidos de uma partição secundária com unidades lógicas pra swap (área de troca), raiz (o topo da árvore de diretórios, não existe ABCdário no mundo UNIX) e a home (pastas pessoais dos usuários). Seria legal criar partições para outros diretórios estratégicos (do Grego, Estractégia; do Latin, Estrategia, do Russo: стратегия), como o /boot, o /usr e o /var. Mas fazer isto nestas partições lógicas vai ser um saco, principalmente se você cometer um erro de cálculo e precisar redimensionar alguma unidade.
A solução mais legal? LVM na minha opinião. Você poderia a qualquer momento criar, destruir, redimensionar e o que mais quisesse nos seus volumes lógicos (as suas "partições virtuais") como quem troca de roupas, sem ao menos precisar reiniciar o computador. Também poderá somar quantos discos, pendrives (tá certo isso? é assim que se escreve?), disquetes, zip-drives, memória volátil (não queira reiniciar o computador neste caso) quiser em um mesmo volume.
Bom, nem tentei explicar detalhes de LVM, partições primárias e extendidas, RAID (você tem um disco certo? acho que não é o seu caso), LVM e outros esquemas porque isso seria impossível em um post, é papel do google + café + bastante tempo livre.
Espero ter dado um bom conselho, boa sorte!
PS: quer a solução mais rápida? instale o Windows XP e o Windows Vista nas primeiras duas partições, destrua as demais, rode um LiveCD do Ubuntu e use o particionamento assistido: deixe que ele particione por você (mas lembre de selecionar a opção utilizar o espaço livre ao invés de usar todo o disco).
PS2: éca! Quando o VOL vai usar UTF-8? Que atraso! Acabou com o meu Russo..