
pcgaldo
(usa Ubuntu)
Enviado em 10/05/2010 - 18:08h
Vai depender do roteador, da potência da antena e do cartão wifi que tenha ou vaia montar no seu computador. Para maior cobertura, mire dum roteador potente. Se é possível que permita incrementar a potência de transmissão e ao que poda mudar a antena ou antenas.
A respeito do cartão wifi, tenha cuidado de que seja compatível com o protocolo de transmissão do roteador e que também seja compatível com GNU/Linux.
A FSF tem uma listagem de dispositivos compatíveis com sistemas livres:
http://www.fsf.org/resources/hw/index_html/net/wireless/index_html/cards.html
A minha experiência pessoal foi boa, compartilhando uma conexão entre duas casas a 100 metros de distância, com vegetação e muros de pedra. Primeiro, mentres não saíram os controladores livres Ath9k, utilizei ndiswrapper para correr com os controladores de Windows. Agora você já não há ter problema com este tipo de dispositivo.
O meu roteador: Linksys WRT300N:
http://homesupport.cisco.com/en-us/wireless/lbc/WRT300N?referrer=www.linksysbycisco.com
Este roteador não permite mudar as antenas, mas tem um bom raio de ação.
O meu cartão: PCI Linksys WMP300N:
http://homesupport.cisco.com/en-us/wireless/lbc/WMP300N
Eu acho que pode valer a pena compartilhar e dividir entre os dois o pagamento de 78,85 reais ao mês. Também há depender do uso que os dois vão fazer da conexão. Se querem fazer descarregamentos em redes P2P, por exemplo, tenham conta de distribuir a conexão, 1 Mbps de baixada e 300 Kbps de subida para cada um de vocês.
Também, ao compartilhar o pagamento, têm a opção do Speedy 8 Mega. Duplicarão a velocidade por 11 reais mais ao mês.
As velocidades às que trabalham os roteadores e os cartões wifi ficam mui por riba da velocidade do serviço, por isso as distâncias, ainda que exista uma perda de sinal, não vão influir na velocidade da conexão a internet.