distromaialinux
(usa Debian)
Enviado em 03/10/2022 - 12:49h
Oi tudo bem! eu já fiz muito disso, de estar usando um sistema com uma interface gráfica e de repente querer testar uma outra interface gráfica. Meu conselho é nunca faça isso, pois você quebrará o seu sistema, principalmente instalando uma interface gráfica tão repleta de recursos como o KDE Plasma. Quando a gente instala uma interface gráfica completa como o KDE Plasma, ou como o GNOME, nós estamos instalando também uma grande parte dos sistemas KDE ou do sistema GNOME no nosso pc. Meu conselho é teste o KDE com um sistema pronto, como o sistema KDE NEON, teste instalado o sistema completo em uma máquina virtual ou em um pc real. Te garanto que a experiência será bastante satisfatória. Isso simplesmente resolveria o seu problema. Pois ao instalar uma nova interface principalmente o KDE Plasma em cima de outra, a maioria dos arquivos de configuração do seu sistema principal foram sobrescritos, e se Eu possuo um Gnome, eles estão agora trabalhando em conjunto com o KDE Plasma. Ou seja, quando você abre um programa no linux, você está abrindo num sistema, mas quando você tem duas interfaces grande instalada no sistema, o programa fica perdido, sem saber a qual responder. Isso, a gente consegue ver no seguinte diretório: /usr/share/applications
Neste diretório se encontram os atalhos dos seus programas, o arquivos são nomeados com extensão .desktop, dentro desses arquivos que apontam para o seu programa, normalmente eles estão apontando também para qual sistema de interface gráfica o aplicativo irá rodar internamente no seu sistema original primário.
Normalmente em um sistema KDE Puro para modificar ou acrescentar um atalho, basta ir no seu menu de configurações do sistema, ou na sua personalização, ou no mapeamento do tecla, lembrando que o KDE é feito para usar 100% o mouse ao invés do teclado, esses recursos estão disponíveis na distribuição KDE NEON ou KUBUNTU.
Espero ter esclarecido e te ajudado de alguma forma. Valeu!