removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 10/12/2023 - 20:17h
Tenho uma configuração parecida com a de vocês.
Um ssd nvme que veio com o notebook com w11 de fabrica e um segundo ssd nvme que coloquei depois com o debian instalado nele.
O que fiz para funcionarem de forma independente e não mexer no boot original do w11 foi entrar na bios e colocar uma senha de inicialização no ssd que veio com o w11 instalado.
Depois disso prossegui normalmente com a instalação do debian no segundo nvme, mantendo o ssd com o Windows com a senha e sem habilita-lo(simplesmente não digitei a senha na hora da inicialização da máquina). Dando boot pelo pen-drive com o debian.
Após todo o processo de instalação concluído e instalando o grub nesse segundo ssd, eu removi a senha do ssd com w11. Poderia ter deixando assim. Tendo o trabalho de selecionar o boot apertado a tecla F12 para escolher qual sistema bootar.
Como eu queria algo mais prático, editei o grub.cfg e habilitei o OS-PROBE e sem seguida rodei o update-grub. Em seguida acessei a bios e setei o ssd com o debian instalado para ser a 1a opção de boot.
Assim, ao ligar a máquina tenho como escolher entre o debian e o w11 direto no menu do grub e caso tenha algum problema de boot no Linux basta apertar F12(ou alterar na bios) para dar boot normalmente pelo w11.
Não sei se ficou confusa demais minha explicação. Caso eu tenha deixado alguma dúvida, só perguntar que eu tenho explicar melhor!
Aqui está funcionando 100% livre de problemas a pouco mais de um ano. Saindo do debian 11 para o 12 numa boa.