albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 02/06/2011 - 16:53h
Ele era muito bom, muito intuitivo, foi a Distro onde muita gente começou.
Foi feita pelo Carlos Morimoto, um Homem que, em que pese as críticas que sofreu, tem amplo e inquestionável conhecimento, tanto de Linux (muitas distros), como de Windows, de Unix, outros SOs e conhece muito Hardware.
E o fundador do site Guia do Hardware, agora chamado site hardware.
porque kurumin foi descontinuado? por vários motivos.
Porque não dava retorno financeiro, como os Livros, porque o Morimoto adora programar e configurar, mas gosta muito mais de escrever, ainda porque, chegou uma hora, ele achou que só podia "melhorar" o Kurumin, não podia "inovar" mais no Kurumin, nem em qualquer outro debian like, tinha ficado "carne de vaca" para ele, banal, sem desafio..
aí ele perdeu o T...
Outra razão é a competição. Com o surgimento do Ubuntu e de vários outros Linux amigáveis, começou a ficar difícil de competir...
O Kurumin teve vários derivados dele, alguns que já acabaram, como o Muriqui, como o Kalango.
uma modificação atual, baseada no Kurumin é o BigLinux
O CD Live do Kurumin ainda é interessante, em maquinas antigas, embora seja difícil hoje usa-lo com o hardware atual, porque o Kernel ficou muita antigo. Ele acabou em 2007, o que em Linux (que atualiza muito) é "uma década".
Envelheceu, como envelheceu o XP, por exemplo, embora muita gente use ainda...
Alḿe de muita gente boa aqui do VOL, ter começado com Kurumin, muitos de nós fomos e somos ajudados por vários dos Livros e Tutoriais do Morimoto que são ótimos, o cara conhece desde Gentoo até Slackware...