Linux, Perdas e Ganhos.

1. Linux, Perdas e Ganhos.

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 05/07/2013 - 15:05h

Um Debate que inicio, queria ver a opinião de vocês, sejam Iniciantes ou Avançados.

Eu comecei a testar Linux em 1998, mas comecei a usar todo dia em 2007. Já contei aqui como comecei.

Linux muda muito, atualiza muito e as tecnologias são adicionadas ou removidas,porque ficaram obsoletas.

Para muitos Iniciantes, ficou muito mais fácil e para algus Dinos, perdeu algo da Magia.

Para mim não, eu gosto muito e gosto de tudo, seja a tela preta e os comandos até as interfaces gráficas e as firulas como o Compiz.

Quanto mais uso Linux, mais gosto,não me cansa, nem enjoa.

Quando eu comecei a "testar" Linux, era uma dureza. Muitos Linux não eram Distros, eram dezenas de pacotes, que tinha que ser compilados e instalados manualmente. Taé um leiotor de CD-ROM, vc tinha que montar manualmente. Quando tinha uma Distro, como Mandrake, Conectiva, nummicor funcionava,no outro não.

As vêzes era preciso até recompilar o Kernel para rodar. Nos meus testes iniciais, Debian eu levei 4 meses para por funcionando. Slackware antigo,daquela época,nem conseguí instalar... Slackware era para quem podia, não para quem queria...

Quando em 2006, euví o Kurumin, comecei a usar as vêzes. Em 2007,já testava várias Distros, inclusive Slackware, e descobrí o Sabayon. Passei a usar todo dia e nunca mais parei.

Mesmo assim, em 2007, por ex, minha impressora Canon, seu não instalasse Gutenprint, não rolava. Wireless, muitas placas e dispositivos não rodavam, e algumas vezes, as pessoas precisavam usar pacote madwifi, ou mesmo instalar driver de windows, dentro de um pacote chamado ndiswrapper. WebCams eram um problema.

Beryl e Compiz eram instáveis, KDE quebrava com qualquer falta de energia e frequentemente, os sistemas de arquivos eram danificados, e quando não jornaliza, já era. Bem mais difícil que hoje.

O que Linux ganhou? Ganhou facilidade, usabilidade, beleza e ganhou muitos usuários e compatibilidade de hardware também. Em portáteis, domina, em servidores também. Lembrem que Android é Linux.

O que Linux perdeu? Perdeu a leveza. Paramim não perdeu a Magia pq eu gosto de tudo.

No balanço, para mim, Linux mais ganhou do que perdeu, e hoje é um SO estável, seguro, eficiente e consolidado.


  


2. Re: Linux, Perdas e Ganhos.

Carlos Eduardo Ribeiro
carlera

(usa Debian)

Enviado em 06/07/2013 - 00:40h

Bom. Linux é uma coisa muito boa pra min hehe
Comecei a usar faz três meses, quem me mostrou foi um amigo meu que é expert em servidores e eu me interessei.
no começo era difícil, eu não sabia nem como começar hehe. Primeira coisa que eu me bati com o Debian foi o driver de vídeo hehe mais agora já decorei com se instala, as vezes eu acabo com o sistema testando alguma coisa nova pra min e reinstalo tudo de novo.
Eu não sei o que me faz se interessar tanto em Linux, mas só sei que na minha sala no curso eu só o único que gosto asuhusauhas
O Linux é muito mais estável que o Windows, quando comecei a usar a primeira coisa que percebi foi a taxa de transferência de arquivos, no Linux é muito mais rápida hehe, Windows é muito lenta.


3. Re: Linux, Perdas e Ganhos.

ian cléver sales fernandes
ianclever

(usa Arch Linux)

Enviado em 06/07/2013 - 01:03h

comecei usar linux pra valer tem uns 3 anos, não tenho do que reclamar, e quanto a levesa não perdeu não, os gráficos evoluiram, computadores também, então o linux precisa acompanhar, mesmo o KDE com todos os efeitos ativados ainda é mais rápido que windows, agora fiz a transição para o arch com lxde me impressionei quando meu computador iniciou com 28 segundos, mesmo sem fazer nenhuma mudança brusca, linux já teve sua fase ruim, de agora pra frente so vai ganhar mais força, a única perda é que com isso vem o maldito software proprietário junto, e aí começa a virar capitalismo e marketing puro, e o cerne em sí acaba se desviando do foco....


4. Re: Linux, Perdas e Ganhos.

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 06/07/2013 - 01:35h

Comecei no Linux no final de 2004, começo de 2005, através do Kurumin e das minhas visitas ao site “Guia do Hardware”, mas considero minha primeira distro, de verdade, o Ubuntu.

Ainda na versão 5.04, o Ubuntu ficou instalado no meu computador, no meu primeiro dual boot, por cerca de um mês, ou até que uma atualização do kernel quebrou o driver da NVidia e eu fiquei sem interface gráfica.

Naquela ocasião, acabei trocando o Ubuntu pelo Fedora 4, cujo CD veio com uma revista sobre Linux.

Mas não fiquei acomodado por muito tempo, e, saindo do Fedora, retornei ao Ubuntu, em uma de suas melhores versões, a 6.06-LTS, cujo CD recebi gratuitamente pelo extinto Ship-It. Aliás, lembro-me de ter pedido um CD e ter recebido cerca de vinte, devidamente distribuídos aos amigos que se interessaram.

Naquele mesmo ano, 2006, ingressei no Fórum do Ubuntu em português e aprendi muito, tanto que resolvi publicar um espécie de “resumão” sobre a instalação de programas no Ubuntu, que hoje é tópico fixo lá.

Para cá (VOL) eu vim em 2008, e fiz isso porque me interessava por outras distros e queria aprender sobre elas. Na minha opinião, a gente aprende testando e tendo contato com quem usa, e aqui é um bom lugar para isso, especialmente para usuários do Debian e do Slackware, duas distros que eu usava em 2008.

Nesses meus oito anos de Linux, em uso diário, posso dizer que o sistema ganhou muito mais do que perdeu.

Leveza? Se vc usar um Linux atual numa máquina de três anos, ele ainda é leve. Já numa máquina de cinco ou dez anos, ele pode nem rodar.

Compatibilidade com hardware? Melhorou muito. Hoje é difícil encontrar hardware que não funcione bem com o Linux, mas ainda há hardware apenas para Windows. O Optimus da NVidia é um bom exemplo, e foi capaz de irritar o próprio Linus.

Estabilidade? Há Linux estável e Linux instável, cabendo a vc escolher o seu. Quanto mais estável, mais antigo e conservador, certo? E mesmo o instável não é mais tão instável quanto foi no passado.

Beleza? Sim, o Linux de hoje é bonito e cheio de efeitos, mas nem sempre esses efeitos funcionam por conta do hardware.

Ganhou ou perdeu? Ganhou, repito. Algo que tem o talento de milhares de pessoas (uma boa parte trabalha por puro 'amor' ao que faz, mas há muitas pessoas que são pagas, e muito bem pagas) distribuídas ao redor do mundo só pode melhorar, certo?

Bom, esta é minha opinião. Fui!


5. Re: Linux, Perdas e Ganhos.

Eduardo
vchacal

(usa Debian)

Enviado em 06/07/2013 - 01:58h

Comecei usando Linux faz uns dois anos.

Comecei usando o Debian, Slack e Centos. Devido a uma oportunidade de trabalho, onde os servidores eram todos linux ... então tive que me adaptar rsrsrs.

Um colega de trabalho, começou a me passar os comandos que eu iria usar no dia a dia, tudo que ia fazer me chamava para saber o que estava sendo feito. Com isso fui aprendendo, e busco aprender mais até hoje.

Ai experimentei o Ubuntu junto com windows no notebook. Peguei bronca de windows, carroça maldita afeee ... e agora é Linux na mente e redbull na veia.

Só acho ruim a parte de games, mais aew o problema é dos malditos que não fazem os games para Linux.

O tempo passa e vejo melhorias continuas ...
No trabalho as vezes me perguntam ... porque windows esta tão lento?
Sempre respondo ... pq é windows.

Esta tudo mais fácil,
Instalação e configuração ... da forma que você desejar. Você adapta o SO ao seu gosto.
Diversos ambientes gráficos, um mais bonito que o outro.
Desempenho, mesmo com a evolução ... ele manteve o status positivo.
Para servidores, uma ótima redução de custo com alto desempenho de trabalho.
Implementação de serviços, gerenciamento ... não vejo limite, tudo é possível!
Tudo isso de forma mais simples, acessível e sem custo, atraindo novos usuários. É federal isso ...








Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts