albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 19/05/2011 - 15:09h
Baixei o Mageia, 64 Bits, versão completa em DVD. Instalei a opção personalizada, com todos os ambientes gráficos.
instalei em uma partição única, /, livre de meu HDD. Na instalação, ele te dá opção de fazer upgrade do Mandriva (não usei a opção, mas acho que ela sobrescreveria o Mandriva, o trocando pelo MAgeia). O instalador é igual ao do Mandriva
o Grub, instalei no setor de boot do disco rígido master, de maneira normal. ele sobrescreveu o grub do sabayon, e reconhece todos os meus outros SOs: Windows Seven, Mandriva, openSUSE, Sabayon 5.5, Gentoo e inclusive meu antigo Sabayon 4.0r1 com grub1. Tudo bootável, sem problemas.
Todo o meu hardware reconhecido, menos a WebCam, e os velhos probelas do pulseuadio não funcinar, mas no Mageia, há a opção de desligar o pulseaudio e mesmo não instala-lo, optando pelo ALSA comum.
estou gostando, mesmo grande, é rápido, mais rápido que o Mandriva, talvez por ter menos repositórios. Acho que a UNICAMP já tem um espelho brasileiro do Mageia.
è um Fork, práticamente um clone do Mandriva, me parece usar repositórios de Mandriva, pois Easy URPMI funciona e atualiza repos do Mandriva.
com kernel 38, tentei o driver Nouveau default, mas ele não funcionou, então instalei o NVIDIA pelo Centro de Controle Mageia. Diferente do Mandriva, ele pega o driver e os pacotes como o mesa, do DVD de instalação e não dos repositórios.
Um bom trabalho de programação, caprichado. Os que gostam de Mandriva e do openSUSE,poderão gostar do Mageia