lmJR
(usa Debian)
Enviado em 24/06/2019 - 09:13h
hexp4n escreveu:
Não sei os outros mais para a gama de recursos que o DDE tem acho bem leve, claro que tem aquela interferência na parte de consumo (acho que algo bonito tem seu custo, apesar que o Deepin tem se mostrado bastante eficiente nesse quesito) existe alguns bugs mais nada que atrapalhe a experiência de modo explícito. Acho o XFCE muito bacana mais peca na parte de "perfumaria" (lembra muito o Windows 98), já o Gnome tem uma interface bem bacana mais peca no que você mencionou, a parte de consumo de recursos que pra mim é de grande escala, poderia melhorar? Sim, e visto que é uma interface bem atrativa já devia ter dado foco a tempos.
Estava querendo testar o Deepin justamente por essa interface moderna, bem desenvolvida e por, aparentemente, não ser tão pesada. O ponto é que quanto mais bonito fazem, tratam de adicionar muita coisa inútil que atrapalha do desempenho. Exemplo prático: pegue qualquer distro que tenha versão netinstall, instale e depois instale o XFCE, e poteriormente instale um Manjaro com XFCE já integrado e você vai notar a diferença de consumo de RAM. Tem usuário que é chato pra caramba mesmo, mas uma coisa você disse que eu concordo: a aparência do sistema influencia muito na usabilidade, mesmo que seja subjetivo isso.
Agora em especial sobre o XFCE, eu discordo da sua visão. Quando comecei a usar distros linux, curtia o GNOME, mas o alto consumo de RAM atrapalhava demais, então procurando novos ares, conheci o XFCE pelo Debian, que na versão padrão é feio de doer. Mas aí fui vendo vídeos, aprendendo sobre a estrutura do sistema e onde ficavam os temas/ícones/cursores, e aprendi a customizar totalmente a interface, inclusive mesclei ícones de alguns packs que encontrei. Só que usuário comum não tem essa paciência e muito menos quer ficar mexendo no terminal pra copiar pastas e arquivos (ok, sei que dá pra fazer com mouse, mas prefiro a telinha preta).
Agora estou testando até o LXDE e o LXQT, apesar de bem leves e até minimalistas, dá pra deixar bonito.