Licitação dirigida para Microsoft

1. Licitação dirigida para Microsoft

  


2. Re: Licitação dirigida para Microsoft

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 14/11/2009 - 22:37h

Sempre acreditei que os orgãos de governo, independente de suas cores políticas deveriam ser os primeiros a partir para o uso generalizado do software livre em vez de sistema proprietário que além de tudo custa uma fortuna.

Até poderia entender que houvesse alguma preferência por um sistema operacional (SO) proprietário, porém o conjunto de aplicativos de escritório disponível gratuitamente BrOffice, jamais poderia ser ignorado ou eliminado desta forma. Infelizmente continuaremos pagando pela ignorância de nossos governantes e seus prepostos, seja em que nível for e independente do partido politico a que pertença.


3. Re: Licitação dirigida para Microsoft

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/11/2009 - 23:21h

Qual o valor que pode ser repassado a alguém como "IPI "(incentivo à participação de intermediários) no caso de software livre?
A resposta é ZERO.
Portanto, não interessa.

Iriam ficar alegando "necessidade de padronização", por isso a "escolha" pelo conjunto de software da Microsoft em especial.
(Monopólio? Quem falou em monopólio?...)

O TCU foi ótimo em não "prejudicar" a Microsoft mas também em não aprovar o tal contrato "select" que não discrimina o produto, suas quantidades e valores unitários.
E em denunciar essa grande falcatrua que ia passando por debaixo das barbas do povo: Mais uma aquisição milionária sem uma licitação criteriosa.

Se não querem usar o software livre (já nem digo por mera desonestidade, mas por burrice e/ou incompetência mesmo, então que comprem produtos proprietários da Microsoft, através de sua rede de distribuidores, porém ao amparo da lei vigente, que OBRIGA a realização de LICITAÇÃO PÚBLICA onde os participantes têm de deixar bem esclarecidas todas as condições de fornecimento.)

Já que vão deixar de fazer praticamente de graça para gastar uma quantia absurdamente grande COM O DINHEIRO PÚBLICO, pelo menos que esse processo seja transparente.

Acho que eles entendem como uma "licitação transparente" aquela que o povo não tem condições de ver, aquela que é feita à revelia, por debaixo dos panos...

É isso que eu sempre falo:
Temos de ficar atentos e botar a boca no trombone, senão...



4. Re: Licitação dirigida para Microsoft

marcio hideo
hideoux

(usa OpenSuSE)

Enviado em 14/11/2009 - 23:25h

Infelizmente, alguns estados brasileiros já fecharam contrato com empresas de softwares fechados e pagos...

gastam dinheiro do povo com produto estrangeiro... alimentam trabalahdores estrangeiros e não geram conhecimento e tecnologia nacional...

Mas o que mais preocupa é que no próximo ano pelo jeito vai ter governo tucano no planalto e no Paraná... E tucanos gostam da Microsoft (que com certeza deve pagar parte das camapanhas...)

Deverá acontecer um desmanche nas estruturas de software livre desses governos...


5. Re: Licitação dirigida para Microsoft

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 14/11/2009 - 23:50h

Deixo aqui a minha opinião em caráter definitivo:

Uma empresa particular, independentemente de seu tamanho e/ou abrangência, tem o direito de utilizar as ferramentas que melhor se adaptem ao seu perfil, e que lhes proporcionem melhor lucratividade a curto, médio e longo prazo.
Se na empresa XPTO utilizam com resultados satisfatórios o sistema operativo X, e nele foi investido algum valor, alguém chegou à conclusão de que esse valor investido deveria retornar aos cofres da empresa em n meses.
Assim funciona a economia privada.

No serviço público há perfeitamente como padronizar os procedimentos através do software livre, que já se encontra implantado em todo o território nacional, e através do resultado de incessantes e valiosíssimas pesquisas acadêmicas.

Entretanto, esse mesmo serviço público misteriosamente não sabe distinguir entre "investimento" e "despesa" e joga literalmente fora (ou será "dentro"?) o dinheiro público, pelo qual deveria zelar.

Fazer farra com o dinheiro dos outros é fácil.

Sim, porque diferentemente de uma empresa, não se tem o necessário cuidado de fazer retornar o valor gasto em um investimento.
Mas o povo já reparou que os governos não querem gastar 1.000,00 (valor simbólico) mas uma quantia mil vezes maior para suprir a mesma finalidade.
Porque, quanto maior a quantia, ou as sucessivas quantias, maior será aquele "IPI" (ou será que não?)

Deixar de usar software livre alegando "padronização"?
Bull shit!!!!
Isso é conversa para boi dormir. Os reais interesses nós já sabemos quais são.

NIGUÉM É TÃO INCOMPETENTE ASSIM.



6. nem

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 15/11/2009 - 00:29h

sabem que nem me assusto mais com tanta safadeza? todo mundo reclama, reclama, mas no fim os votos vão para os mesmos caras de sempre.

o povo tem o que merece. e em 'povo' leia-se todos nós.


7. Re: Licitação dirigida para Microsoft

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 15/11/2009 - 16:10h

Acho que só pode ser por sacanagem mesmo. Não acredito que qualquer que sejam as cores políticas do governo que esteja de turno, possam de sã consciência defender gastos exorbitantes com este tipo de coisa quando existem grandes alternativas muuuito mais econômicas. Além de tudo é um tremendo desrespeito com os contribuintes, afinal quem sustenta toda esta bandalheira somos apenas nós. A maioria dos que estão do outro lado, porque seria injusto generalizar, está lá para se locupletar.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts