removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 03/10/2021 - 09:21h
carlosacroj escreveu:
Obrigado pela resposta. Irei me atentar para instalar os drivers necessários em Drivers Adicionais, mas o que você quis dizer com tecla SUPER?. Informei na resposta do aguamole alguns dos jogos que eu jogava sem lentidão alguma e alguns no High. A idéia do dual é interessante. Estava pegando informação sobre quais SOs Linux são bons para jogos e gostei do Steam OS. E já usei o Mint e Debian antes. Alguns desses citados são melhores para jogos do que o Ubuntu?. PS: Quero manter o computador todo Linux e vou me atentar para a dica do Próton, já acessei aqui e vou dar uma olhada e pesquisar melhor. Agradeço pelos links e pelas boas dicas. Quero apenas resolver a lentidão.
Tecla SUPER = Tecla com a logo do "Windows". No Ubuntu e distribuições com GNOME, a tecla SUPER ativa a função overview da área de trabalho, com o recurso de pesquisa.
Basta digitar "Drivers" que irá aparecer o programa para instalar drivers adicionais no Ubuntu.
Quanto a distribuições boas para jogos, na realidade, qualquer uma que possua pacotes um pouco mais recentes "serve" para jogos.
O Mint é baseado no Ubuntu, isto é, possui os mesmos drivers do Ubuntu. Então praticamente jogar no Mint ou no Ubuntu é a mesma coisa, e isso vale para qualquer derivação do Ubuntu (Mint, PopOS, Zorin, etc).
O que pode influenciar um pouco na experiência, é o ambiente gráfico de cada distribuição. O Mint por exemplo, utiliza o Cinnamon, ao invés do GNOME. O Cinnamon é mais leve que o GNOME, e nesse caso, em alguns hardwares - principalmente em hardwares mais modestos - pode fazer um pouco de diferença.
Na
minha experiência, já testei jogos via Steam/Proton no Arch, Debian, Ubuntu/Mint, e não notei nenhuma diferença em relação a desempenho. Porém, considerando que tenho um hardware
bom, não sei como seria a experiência em hardwares mais antigos e com pouca configuração.
Na minha biblioteca da Steam, cheguei a testar: GTA V, Tomb Raider, Metro, e mais alguns que não me recordo agora.
Praticamente, tive a mesma experiência com esses jogos em todas essas distribuições mencionadas.
A ideia do dual boot é para ter mais tranquilidade para jogar sem esquentar a cabeça com perca de desempenho e com jogos que não funcionam ainda no Linux.