elvio.tche
(usa Linux Mint)
Enviado em 05/02/2019 - 17:13h
pinduvoz escreveu:
Não tenho certeza, mas acho que o Mint, tal e qual o Ubuntu, do qual ele é "filho", instala-se com a conta de root desabilitada por padrão.
Se foi você que instalou o Mint, pode ter certeza do que falei pelo fato de você não ter criado uma senha para o root (criou ou não? se criou, ele está habilitado; se não criou, não está).
Um jeito de ser root com a conta do root desabilitada é digitar
sudo su -
e usar sua senha de usuário.
Para sua informação, o traço indica o uso do path do root, em vez do seu, o que quer dizer que você vai ser praticamente o root ao usar o comando acima.
Se quiser habilitar de verdade o root o comando para isso seria:
sudo passwd root
e digitar/criar uma senha para ele.
Para desabilitar:
sudo passwd -l root
No terminal, a senha não aparece ao ser digitada. Não aparece nada, nem asterisco, nem bolinha, nada. Isso confunde alguns usuários e não sei se é o seu caso.
Boa sorte.
Olá!
Grato desde já.
Sim... o root está habilitado. Fiz exatamente como manda o figurino:
sudo passwd root
Via SSH, consigo acessar como root normalmente.
Para o "
sudo su", sim, consigo no terminal do modo gráfico, normalmente.
O problema mesmo é quando vou para o terminal via atalho, saindo do modo gráfico para o modo "texto puro", para acessar como root afim de executar alguma tarefa específica. Nesse caso, eu digito "root", dou ENTER e o terminal continua dando os demais "ENTER" por conta própria. Mesmo que eu digite meu usuário, "ti", ao invés de "root", a sensação de ter um "ENTER" pressionado continua até dar a mensagem de ter excedido o número de tentativas.
E é essa questão que estou tentando resolver.