FurretUber
(usa Ubuntu)
Enviado em 09/05/2017 - 00:14h
Uma alternativa existente é "criar" uma "distribuição" baseada no Ubuntu (não atirem pedras em mim, por favor). Para o Ubuntu, uma página na wiki:
https://help.ubuntu.com/community/LiveCDCustomizationFromScratch
A página LiveCDCustomizationFromScratch tem praticamente tudo o que é necessário. Seguindo o guia dessa página, o sistema já vai poder ligar no modo BIOS.
Infelizmente, a página está desatualizada. Não está ali ainda a parte referente aos sistemas EFI e há uma opção de um comando que pode quebrar tudo ali. Os comandos precisam ser alterados para isso. Ele vai pedir para criar um arquivo chamado filesystem.manifest-desktop. Não crie esse arquivo, o nome mais correto é filesystem.manifest porque daí a instalação terá menos chances de quebrar (caso você queira instalar).
Eu fiz uma "distribuição" funcional, que liga no modo BIOS e UEFI. Eu tenho isso em um script (bem precário), o comando que eu uso (e que, provavelmente, deve ser alterado) é
mkisofs -r -V "$IMAGE_NAME" -cache-inodes -J -l -b isolinux/isolinux.bin -c isolinux/boot.cat -boot-load-size 4 -no-emul-boot -boot-info-table -eltorito-alt-boot -e boot/grub/efi.img -no-emul-boot -o ../$NOME_DO_ARQUIVO.iso . E depois
isohybrid --uefi $NOME_DO_ARQUIVO.iso Existem outras opções, caso você queira criar uma distribuição do zero, mas a minha experiência em criar algo do gênero foi apenas com uma baseada em Ubuntu.