Delusion
(usa Debian)
Enviado em 22/09/2016 - 09:01h
Minhas impressões:
Entropy (do sabayon) # Simplesmente show, pelo seu nível de interação com o usuário. É um excelente professor para quem entende pouco de xmls. Parabéns aos desenvolvedores e tradutores (Abfneto incluso)!
Pacman # muito ninja (veloz), tem muitos comandos úteis, o considero completo. Maaaas, como o modelo Rolling Release já não me serve, já não o uso.
Apt # é meio confuso e não tão organizado quanto outros, já fiz várias b*st*s por causa do maldito conceito de metapacotes (um câncer do modelo de empacotamento .deb) mas ta melhorado depois que tiraram o "-get" as pesquisas por exemplo aparecem mais organizadas, entre outras coisas. Atualmente ta perdendo em velocidade até para o dnf.
DPKG # esse é o gerenciador local das .deb, ferramenta fantástica, incrível até.
Zypper # é organizado e lógico, fácil, tem muitos comandos úteis, mas acho ele bem burrinho quando insiste em reinstalar programas que já removemos e não queremos no sistema. Pode-se resolver isso facilmente, colocando travas nos pacotes que vc não quer, mas, de novo, a cada atualização ele vai avisar dos malditos pacotes renegados. minha opinião é que ele é ótimo apenas para quem não liga em ter um sistema inchado, com muitos pacotes jamais usados.
DNF # quando era yum, era bem confuso e lerdíssimo. Agora ta beeem melhor e aspira ser autosuficiente, parece que ele tenta advinhar o que vc vai fazer, rsrs.
slapt-get (fake slackers) e urpmi (distro mandruvá) # nunca usei.
Enfim, que me desculpem os slakcers, mas eu adoro gerenciadores de pacotes! Todos eles têm seus pontos fracos e fortes. Com a ressalva de que não gosto de gerenciadores gráficos (yast, pamac, octopi, synapse, etc) acho dispensáveis. Acredito que oferecem menos controle.
----------------------------------------------------------------------------------------------------
Não importa a distro que você usa, o que importa é o que você faz com ela.