Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 21/04/2010 - 19:20h
O 98 PODERIA ter sido o melhor e mais estável sistema SE não tivesse sido abruptamente descontinuado para que pudesse ser substituído apressadamente pelo XP. Seu suporte a USB era fraco simplesmente porque a tecnologia era nova e já mutante (1.0 -> 1.1 -> 2.0) dentro de um pequeno espaço de tempo.
O 98 foi abandonado pela Microsoft e por seus "associados" que resolveram dedicar-se inteiramente ao "novo" sistema.
Hoje bastante estável, também o XP está sendo abandonado - primeiro em favor do Vista, que foi um fracasso maior que o do ME - e logo em seguida pelo recém-chegado Seven.
Depois da poeira assentada, acho que o XP (depois do Service Pack 3) foi melhor em alguns aspectos bastante relevantes.
Uma coisa que acho EXTREMAMENTE desagradável é o usuário, depois de ter gasto meses e meses colecionando drivers e mais drivers para o seu S.O. favorito ter de passar outros meses e meses procurando OUTROS drivers para o S.O. sucessor em especial quando as coisas que funcionavam bem vão perdendo a qualidade ou simplesmente parando de funcionar.
Exemplo: Sound Blaster AWE64 para slot ISA: Funcionava com uma qualidade simplesmente incrível no Windows 95. No Windows 98 a qualidade caiu muito (embora boa parte dos usuários não chegue sequer a notar a diferença). No Basic Linux essa mesma placa funciona com sua qualidade integral. Então concluo que deva ser problema dos drivers, porém tanto o anterior quanto a atualização deixam muito a desejar ao mudar de Windows 95 para 98.
O mesmo acontece com o Corel Draw! 6.0, com o NoteWorthy Composer, etc.
Claro que estou falando do usuário que adquiriu legalmente a sua licença para uma determinada versão do S.O. e está migrando também legalmente.
Os piratas não estão nem aí para detalhes assim. E como eles são a esmagadora maioria...
Mais uma coisa: O XP Professional é, afinal de contas, um BOM sistema e poderia ser usado indefinidamente se os desenvolvedores e fabricantes associados não praticassem um infame boicote que força o produto a ser perecível.
Acho que tanto XP quanto 98 poderiam ter uma vida muito mais longa se não existisse esse tal boicote disfarçado de "atualização tecnológica".
Já pensou se todos os automóveis do mundo tivessem subitamente que parar de usar gasolina para usar nitrogênio, e que subitamente fossem fechados todos os postos de gasolina?
A comparação pode ser péssima, mas é isso aí, mano!...