4nderson
(usa Debian)
Enviado em 21/03/2019 - 10:59h
Em meus trabalhos de manutenção não me recordo se alguma vez eu formatei uma máquina de cliente particular com Linux. Quase todos esses clientes que atendi até hoje não são "gamers", mas fazem uso do MS Office.
O único momento em que formatei micros em massa com Linux (Mint XFCE) foi em uma rede de ensino privada, porque os donos da escola não queriam pagar licença do MS Windows nem do MS Office. Como resultado tive que refazer do zero alguns modelos de documentos que foram gerados no MS Office para serem usados no LibreOffice, e ainda "treinar" dia-a-dia os usuários, também por conta do LibreOffice. Mesmo assim a troca de documentos entre Secretaria e Pais/Alunos continuou a ser um "problema".
O Google Stadia é uma das coisas que até poderá ajudar o ingresso de novos usuários Linux no mundo dos games, por ser um serviço de streaming de jogos multiplataforma, a partir de data centers, que dispensa alto investimento em hardware dos jogadores.
Hoje evito aceitar trabalho particular de manutenção de micro, mas esses dias chegaram dois notebooks. Um deles me deixa tentado a instalar Linux caso eu precise formatar.
Mas se o cliente não gostar, mesmo se eu usar uma tema Windows e colocar um MS Office para rodar via Wine? Terei um retrabalho ao ter que, por fim, instalar o Windows.
Logo, vejo que a maior barreira é o MS Office. E se a pessoa só usa o micro basicamente para navegar na web a migração para Linux é bem mais fácil.