ianclever
(usa Arch Linux)
Enviado em 28/09/2013 - 01:28h
vamos, lá, sem maldade, e vc pode pesquisar que o que eu falo aqui confere:
1-a algum tempo atras, foi criada uma 'nova bios' UEFI, que teóricamente seria para aumentar a velocidade de boot do sistema, mas que na verdade foi uma tentativa(acordos envolvendo muita grana) de impedir que outros sistemas rodassem nos novos computadores, e ela é de um certo modo completamente voltada para o w8(se não tem UEFI vamos para o próximo passo);
2- w8 foi feito com foco em tablets e smartphones, para fazer frente ao android, nesses dispositivos não se tem 4gb de memória ram e processadores tipo i5 i7 que tem ótimo desempenho então era preciso criar algo "leve", como isso foi feito?
retiraram 90% da interface do windows 7 voltando práticamente ao tempo do xp, nem os botões de fechar-minimizar.. tem mais.
3- Como a própria microsoft afirma, a velocidade de boot se deve ao fato de usar o boot frio, que na pratica é o seguinte: quando vc clica para desligar seu computador não desliga, ele hiberna, note que ao desligar em 1 ou 2 segundos ele apaga a tela mas as luzes de hd continuam piscando, o que quer dizer que ele continua gravando coisas em disco, com os programas já carregados, ao vc clicar no botão de ligar denovo ele já está com tudo carregado, só volta do ponto onde estava, duvida? tente entrar na bios quando iniciar seu computador(não vai, pq ele estava hibernando e não desligado) em alguns modelos de bios é possivel ver a mensagem "retornando da hibernação" em inglês, isso pode acabar danificando seu computador a longo prazo, quer fazer o teste, deslique seu computador de verdade, entre no cmd como admin e digite:
shutdown /p
e depois ligue denovo e veja a diferença, outra meu colega testou o ubuntu com uma UEFI(agora já tem suporte) e abriu num piscar de olhos.
4- se vc já usou o w8 note que ao iniciar ele carrega de cara o iniciar e não a área de trabalho, isso é mais um truque, pois ele não carrega a área de trabalho no boot, ela só é carregada quando vc pede para mostrá-la e assim se ganha um pouco de desempenho.
5- com toda essa parafernalia conseguiram um pouco de velocidade, mas isso nos primeiros dias, deixa passar alguns messes sem desfragmentar, sem dar aquela manutençãosinha básica no s.o e veja se o desempenho se mantem, todos os meus colegas que tem w8 em seus computadores acharam uma maravilha nos primeiros 2 meses de uso, hoje já quase no fim do ano, eles estão com vontade de matar quem fez essa cagada, simplismente tem bug aparecendo de todos os lados, e em coisas simples como apresentar um slide, em outros tela azul e os cambau.
a explicação é essa conseguiram deixar "mais rápido"? sim, mas a que custo? ao custo de vc danificar seu computador( a longo prazo), ao custo de retirar praticamente toda a interface gráfica, e ao ponto dos usuários menos experiêntes não conseguirem nem mesmo fechar um programa...
em fim é isso, eu recomendo GNU/Linux e gosto desse sistema, não obrigo ninguém a usá-lo, mas se a pessoa se interessar faço questão de ajudar e incentivar, mas se a pessoa gosta de windows,(na minha opinião nenhum deles é bom de verdade), mas se vc gosta e quer instalar um desses, use o w7 que de toda essa família é o mais rasoável.