
gesousa
(usa Ubuntu)
Enviado em 13/10/2008 - 22:39h
Não sou pesquisador, mas já tive oportunidade de ver a utilização de cluster para criação de reder farm para renderização de animação.
a solução foi parecida com a do artigo abaixo:
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/DrQueue-+-Blender-=-Render-Farm-para-mortais/
agora há o empecilho da maquinas terem quer ser utilizada somente para esta função a solução de grid do boinc me pareceu interessante, para resolver este empecilho.
Duas noticias que vi que me fizeram interessar em saber mais se tal aplicação poderia ser usado em um projeto deste foi a noticia que vi no digg.com
A pessoa utilizou a criação de um gpu farm, placas de video (teoricamente mais baratas do que um computador ou estação workstation para edição gráfica) para o projeto fold@home que é baseado no boinc.
http://www.overclock.net/overclock-net-folding-home-team/370859-nitteo-s-f-h-gpu2-farm.html
A outra foi do ps3 pela unicamp.
PS3 como Grid
http://idgnow.uol.com.br/computacao_corporativa/2007/10/12/idgnoticia.2007-10-11.7605868408/
a minha curiosidade esta em como tais aplicações interagem numa rede interna, se há uma demanda dos recursos da rede e estações, e se o boinc já utiliza o processamento tb das placas de video para a sua aplicação, no site não obtive dados mais técnicos sobre esta parte ou cases do uso de tais aplicações numa rede interna, com perfomace em flops de processamento.
Sei que você é pesquisador, e pensei que saberia algum case interessante sobre o uso dele como grid... Mas se não souber está valendo pela divulgação do projeto do boinc.