alexabolada
(usa Debian)
Enviado em 16/04/2023 - 18:58h
R: Olá, é uma ótima pergunta! Pelo que entendi, você está enfrentando alguns problemas com o seu notebook ao instalar o Zorin OS Lite. Vou tentar te ajudar da melhor forma possível.
1. Nesse caso, a melhor prática é verificar se há algum driver de som disponível para o seu computador. Além disso, você pode conferir no próprio site da Positivo, para verificar se eles oferecem algum driver de som para o seu modelo.
2. Se o seu Wi-Fi fica indisponível com frequência, a primeira coisa a verificar é se o gerenciador de conexão/rede está configurado corretamente. Certifique-se de que ele está configurado para gerenciar automaticamente as conexões. Além disso, verifique se o driver do Wi-Fi está atualizado, e se há alguma atualização disponível na seção "Pacotes" do gerenciador de pacotes.
3. Esse problema parece ser um bug conhecido, o que significa que já foi reportado pelo pessoal da Zorin. Você pode tentar aplicar algumas soluções adicionais, como limpar o seu cache de boot ou ajustar as configurações da BIOS. Se o problema persistir, procure por tópicos em fóruns relacionados à Zorin OS para ver se alguém conseguiu solucionar o seu problema.
4. Parece que o seu teclado foi desconfigurado ao instalar o Zorin. Essa é normalmente uma etapa de configuração para instalações de Linux. Para consertar isso, basta ir na seção de Opções Regionais do Zorin Menu e selecione o seu idioma e a configuração do teclado. Igualmente, você pode executar o comando `$ sudo dpkg-reconfigure keyboard-configuration` no terminal para reconfigurar o teclado.
Espero ter ajudado. Boa sorte!