frankhosaka
(usa Linux Mint)
Enviado em 10/09/2017 - 10:28h
Eu usei o USB Installer no Windows para fazer o boot do Mint pelo pendrive com um arquivo persistente de 4 gb, e deu certo.
O meu objetivo é estudar o LibreOffice Base, mas o Mint me pediu para instalar o JRE.
No portal da Oracle, eu fui informado que deveria fazer o download do JRE e desempacotar através do Terminal.
Cliquei no ícone do Terminal, mas não aconteceu nada!
Levantei as mãos para o alto, e reclamei "Meu Deus, meu Deus, por que o Linux funciona para todo mundo, menos comigo?"
Passei dois dias procurando por respostas no Google, mas não achei a solução. Comecei a desconfiar que o Terminal é um privilégio só para quem instala o Linux no HD e não no pendrive, mas isso é uma grande besteira, pois eu consegui instalar o Chrome para Linux bem como salvar a senha do WiFi, tudo isso no pendrive. No desespero, reativei a minha conta no fórum do Viva o Linux para ver se encontrava a faísca de esperança para o meu problema, mas não achei.
De repente, eu recebi um estálo na minha cabeça. E se todo o meu problema é uma questão de privilégio?
Assim, eu caminhei para o Menu > Administração > Usuários e Grupos, e criei uma conta do tipo administrador, mudei a sessão para a nova conta, cliquei o ícone do Terminal, e ele abriu! Graças a Deus!
Mas no meio de tanta leitura, eu achei um artigo que achei fascinante, fala como alterar a senha do root, com ele aprendi a editar o Grub. O endereço é esse:
https://pt.wikihow.com/Alterar-a-Senha-de-Root-do-Linux. O Grub que eu tenho no pendrive é muito diferente do que aparece no tutorial, mas fiz umas adaptações e deu certo!