albfneto
(usa openSUSE)
Enviado em 11/05/2011 - 10:21h
primeiro, o que vc tem nelas, mesmo as pequenas?
se vai mexer nas partições, faça back, copie seus arquivos para DVDs, CDs, pendrive ou disco rígido externo,pq o risco de perda é pequeno,mas existe.
o jeito mais fácil, é usar o Gparted Live CD. baixe-o e queime a ISO, como se fosse uma distro. Dẽ boot com ele, assim não entrará no Mint nem em qualquer SO, e todas as suas partições estarão desmontadas.
agora, veja suas partições como estão. O Gparted é bem intuitivo!
apague as partições vazias,pequenininhas, e onde não tem nada, vão ficar espaços vazios..
veja a sua partição grandona, de mais de 460 (é o Mint?), marque no Gparted e DIMINUA a partição, vai ficar um espação vazio.
Depois junte os espaços vazios, mova etc... até ficar do jeito que quer. exemplo,pode fazer varias partições todas de 100 giga, dentro dessa extended.
num HDD assim grande, pode caber umas 3, 4 ou 5 distros grandes.
claro precisa anotar onde está cada linux, senão a hora que tiver uns 4 ou 5, não vai lembrar se colocou o Mandriva na sdb4 ou na sdb7, por ex.
em um exemplo, para ver como pode ficar, veja as minhas partições:
http://brimg.info/uploads/1/c3a80f138f.png
sdb1 é boot de windows, sdb2 é backup windows, sdb3 é extended, (sdb4 é interna, o gparted faz junto com sdb3) sdb5 é sabayon, sdb11 é /home do sabayon, sdb6 é openSUSE, o espaço pequeno não alocado, o gparted fez, não mexi, sdb7 é /home do openSUSE, sdb8 é swap, sdb9 é mandriva, e sdb10 é Gentoo.