erreve
(usa Nenhuma)
Enviado em 21/10/2007 - 10:12h
Prezados,
Prazer me conhecê-los! :-)
Lendo os comentários do Cientista Louco e da Yvi tomei coragem para escrever aqui um pedido de socorro!
Sou um antigo usuário de microcomputadores, com razoável experiência em trabalhar com a linha de comando do MS-DOS (sou da era do bit lascado, o tempo do TK 85, CP-M, Apple etc.). Há muitos anos que trabalho só com o Windows, o que me tornou um tanto ou quanto pregiçoso e de má vontade para com o prompt da linha de comando, mas dominava razoavelmente a linguagem do MS-DOS.
Há alguns anos atrás, resolvi que seria "Livre". Comprei um computador novo com HD com dezenas de Gigas e particionei o HD. instalei numapartição o wwindows (na épodaainda naversão 98) e na outra o Linux (Connectiva). Pensava que teria que continuar usando o Windows até aprender a lidar o Linux.
Pois bem, depois de alguns meses tentando configurar a placa de modem (discado), acabei reformatando meu HD e me conformei a continuar usando o Windows até que a morte nos separasse.
Mas o ser humano não aprende e, depois de alguns anos convivendo com a pirataria, achei que fui muito comodista em abandonar o Linux "só" porque não conseguia configurar o modem.
Há mais de um ano comprei um notebook "barato" (hoje um Dell com Windows Vista e gravador de DVD está consideravelmente mais barato que o notebook "barato", da "inclusão digital" que comprei no ano passado - acho que este termo, "inclusão digital", se aplica à inclusão dos fabricantes entre o seleto grupo de miliardários brasileiros, que usam a informática para transferir suas fortunas para paraísos fiscais e não exatamente à inclusão no mundo digital dos usuários das comunidades carentes, como poderia parecer ao leitor desatento).
Para minha felicidade, o "notebook" vinha com o Linux instalado. O "notebook" era da Amazon PC e o sistema o Linux da Metasys.
Durante um ano fiquei brigando com ele para conseguir entrar na Internet, até que instalei a banda larga e, num dia em que eu me sentia especialmente corajoso, liguei o cabo de rede ao roteador e..."voilá", o micro deu sinal de vida.
Há uma semana estou tentando instalar a versão 2 do Firefox (na distribuição veio instalada a 1.5.qualquercoisa) neste bendito micro, mas apesar de navegar durante dias na Internet não consegui juntar as peças para descobrir como fazê-lo. Isso, aliado aos comentários da Yvi e do Cientista Louco, bem como o fato do sistema da Metasys ser uma espécie de Frankstein, estão me motivando para tentar mudar para outra distribuição. Mas não queria passar pelos mesmos problemas que já tive. Por isso pergunto à Yvi ou a quem puder me ajudar. Uma outra distribuição se configurará automáticamente à conexão de banda larga, ou terei que me tornar PhD em Redes para entender como os drivers se instalam no sistema de uma outra distribuição?
Especialmente para você, Yvi, se chegar a ler esta mensagem, qual foi a distro que utilizou?
Sds,
Roberto Vieira (RV)