henriqueferreira
(usa Ubuntu)
Enviado em 15/02/2017 - 14:45h
souzacarlos escreveu:
Boa tarde
Seu problema não é único, muitos passam pelo mesmo problema mais não sabem diagnosticar ou simplesmente ignoram.
Em parte concordo com o que vc falou sobre o ERP não se comportar bem em determinada faixa de rede, o problema é o lixo de rede que a interface de rede do ERP ligada na sua rede é obrigado a receber e tratar ex: (Requisições ARP e outros tipos de broadcast). Mas como vc não informou o tamanho da sua rede e parece ser grande com certeza vc tem problemas de estrutura lógica da rede.
Existem métodos para sanar isso:
Primeiro >> Um bom endereçamento lógico "Dividido em sub-redes por exemplo" - Agregado a isso um projeto de Vlans para segmentação lógica da tua rede, isso possibilitará que dispositivos mesmo distantes geograficamente dentro da tua empresa possam fazer parte da mesma "rede lógica" e assim diminuir drasticamente o consumo exagerado de recursos disponíveis.
Basicamente com isso vc pode separar Dispositivos por setor, separar os servidores para que somente o tráfego pertinente trafegue entre eles, separar a rede WIFI "MOBILE" nessa pode estar uma grande falha do teu projeto.
Você também falou do VOIP, é de suma importância que esse tráfego esteja marcado e tratado de forma diferenciada dentro da tua topologia.
Logo garanto que o teu ERP é só mais um problema dentro da sua rede, e que claro os DESENVOLVEDORES dirão que o problema não é com eles e que quando testado separadamente o ERP deles se mostra operacional.
Network Analyst - Consultor para empresas
contact skype: carlossouzainfo
21 99180-8165 (WhattsApp)
Opa, obrigado Carlos!
Sim, é muito grande. Temos 4 empresas interligadas via fibra óptica nesta matriz.
O cenário conta com: 8 Servidores, VoIP com 2 ATAs cada uma das 4 empresa, 5 Neogates, 1 Central Telefônica Digital, um campo de máquinas com apróx. 160 máquinas ao todo (incluindo notebooks), 1 impressora por setor a maioria com SMB e alguns roteadores no total das empresas.
Todo esse ambiente de rede super pesado está em faixas criadas manualmente, uma a uma, ao invés de fazer uma sequencia de sub rede diminuindo a mascara. Ex.: 192.168.1.0/23, é um conceito chamado de "Super Mask" se eu não me engano, vai assumindo novas faixas de acordo com o aumento de dispositivos ligados rede, se eu não me engano existe algo assim, me corrija se eu estiver errado.
Em fim, peguei o bonde andando, tenho que reparar isso, no mais a nossa rede não causa muitos problemas não, tenho uma vida no TI digamos que "tranquila" (em alguns momentos) fora os problemas externos a nós.
Então creio que a melhor solução seria segmentar tudo isso, cada "setor" com sua faixa, Servidores, estações e afins, até para controlar melhor segundo a banda solicitada.