Eslih
(usa Debian)
Enviado em 11/10/2017 - 12:03h
Olá,
Conheço apenas o plugin NoAdBlock (https://noadblock.net/) que trabalha junto com o CloudFlare (CDN), creio que seja um dos mais usados.
Por trabalhar junto com o CDN (rede de distribuição de conteudo) ele deve agir por meio das requisições do cliente, pois possui dashboard para analytics, dentre outros recursos.
Achei no reddit um relato na qual o script do NoAdBlock fazia quebrar alguns sites pois travava o navegador do usuário com loop infinito (pois exibe um alerta ou avisando e sugerindo desabilitar o bloqueador ou negando a navegação até desabilita-lo).
Obviamente o sistema deve possuir varias camadas de inteligência devido a evolução dos AdBlockers (no fim, um correndo atrás do outro).
Os Ad-Blockers mais populares (AdBlock, ABP) dependem de dois métodos principais para bloquear:
Bloqueio de comunicação, no qual a comunicação com os servidores de anúncios / recursos publicitários é completamente bloqueada (a solicitação do cliente não ocorre). Exemplo: bloqueie todos os pedidos para URLs que incluem "google.adsense".
Elemento escondido, em que certos elementos HTML, mesmo que carregados corretamente, ainda estão ocultos da página. Exemplo: ocultar qualquer elemento com classe = "Anúncio".
Os bloqueadores de anúncios usam várias listas UGC (como EasyList ou Fanboy) para definir, personalizar e distribuir amplamente regras que maximizam a eficiência de bloqueio para esses métodos - tais regras podem ser definidas por site ou em geral.
Um exemplo disto é uma lista no github para adicionar uma lista personalizada no AdBlockPlus onde bloqueia os provedores de publicidades brasileiros, no fim, basicamente os bloqueadores ficam rastreando e aumentando a lista de bloqueios.
Não tenho conhecimento de como funcionam os 'anti-blockers' mais tecnicamente, espero pelo menos ter te dado uma luz.