valdinei.campos
(usa CentOS)
Enviado em 25/11/2016 - 10:38h
Nagios é uma popular aplicação de monitoramento de rede de código aberto distribuída sob a licença GPL. Ele pode monitorar tanto hosts quanto serviços, alertando quando ocorrerem problemas e também quando os problemas são resolvidos.
O Nagios foi originalmente criado sob o nome de Netsaint, foi escrito e é atualmente mantido por Ethan Galstad, junto com uma equipe de desenvolvedores que ativamente mantém plugins oficiais e não-oficiais.
Nagios primeiramente foi escrito para o sistema operacional Linux, mas pode rodar em outros Unix-like também.
Visão Geral[editar | editar código-fonte]
Monitora serviços de rede (SMTP, POP3, HTTP, NNTP, ICMP, SNMP)
Monitora recursos de computadores ou equipamentos de rede (carga do processador, uso de disco, logs do sistema) na maioria dos sistemas operacionais com suporte a rede, mesmo o Microsoft Windows com o plugin NRPE_NT.
Monitoração remota suportada através de túneis criptografados SSH ou SSL.
Desenvolvimento simples de plugins que permite aos usuários facilmente criar seus próprios modos de monitoração dependendo de suas necessidades, usando a ferramenta de desenvolvimento da sua escolha (Bash, C, Perl, Python, PHP, C#, etc.)
Checagem dos serviços paralelizadas, ou seja, se você tiver muitos itens monitorados não há risco de alguns deles não serem checados por falta de tempo.
Capacidade de definir a rede hierarquicamente definindo equipamentos "pai", permitindo distinção dos equipamentos que estão indisponíveis daqueles que estão inalcançáveis.
Capacidade de notificar quando um serviço ou equipamento apresenta problemas e quando o problema é resolvido (via email, pager, SMS, ou qualquer outro meio definido pelo usuário por plugin).
Capacidade de definir tratadores de eventos que executam tarefas em situações pré-determinadas ou para a resolução pró-ativas de problemas.
Rotação automática de log.
Suporte para implementação de monitoração redundante.
Excelente interface web para visualização do atual status da rede, notificações, histórico de problemas, arquivos de log, etc…