Ressuscitando computador antigo que estava na lata de lixo - Relato da saga

1. Ressuscitando computador antigo que estava na lata de lixo - Relato da saga

Lucas Lieggio
lieggio

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/11/2018 - 02:45h

O início da saga:

Pessoal comecei uma nova saga, a qual relatarei aqui. Também estou postando vídeos no meu canal por esses dias.

Bom, montei um AMD Duron 1.100MHz de mais ou menos meados de 2001/2002 com placa mãe ASUS A7A266-E. 512Mb de RAM DDR-400. Placa de vídeo AGP N-Vidia de 64Mb. HD Maxtor de 40Gb IDE. Fonte de 220W real. Gabinete preto com 4 baias e 2 entradas USB Frontal. Agora o mais impressionante é que todas as peças vieram da lata de lixo! Isso mesmo que vocês leram!

Configuração da máquina:

-> Processador AMD Duron 1100MHz
-> Placa Mãe: ASUS A7A266-E
-> Memória: 512Mb DDR-400
-> HD: 40Gb IDE Maxtor
-> Vídeo: AGP N-Vídia 64Mb
-> Rede de cabo: 10/100 PCI
-> Rede Wireless: Encore PCI 56Mbps
-> USB: 1.0 e 2.0
-> Leitor / Gravador de CD e DVD IDE

As peças que estou usando:

Nota: O gabinete e as peças vieram tudo do lixo.

A placa mãe e o processador:

Nota Até tinha pasta térmica porém eu limpei e troquei. A ventoinha do processador não é a ideal para aquele dissipador, mas ta resfriando e resolvendo. Montei tudo e funcionou de primeira. A máquina reconheceu apenas os 512Mb de RAM DDR-400. No mais tudo nela funcionou, até as USB 2.0 e a placa de rede wireless PCI.

Tudo montado e funcionando:
[youtube]https://youtu.be/EOiAGu8fwoA[/youtube]
Nota: Como sistema operacional optei pelo Linux e fui a caça de distrôs que fossem capazes de rodarem em um equipamento desses. Comecei pelo Lubuntu 108.04 que havia instalado em um Intel Celeron 1.2GHz de 2004 com 1Gb de RAM DDR e dado muito certo nele. O resultado foi que ficou até rápido, mas nada de funcionar um navegador web. Ai fui para o Puppy Linux, que após a instalação completa nesse computador, não subiu. Ai fui para o Pepper Mint, que rodou mais lento e também apresentou o mesmo problema de erro de navegador web. Seguindo, tentei colocar o novo Lubuntu 18.10, rodou em modo live, mas não instalou. Ai parti para o Linux Lite e esse por sinal foi o que me surpreendeu.


  


2. Re: Ressuscitando computador antigo que estava na lata de lixo - Relato da saga

Enio Ferlin
lobzmedunimes

(usa Gentoo)

Enviado em 24/11/2018 - 08:07h

Cara, parabéns pelo projeto! Além de tirar do lixo peças funcionais e que podem ser usadas para algumas atividades mais comuns do dia a dia, mostrou a capacidade do Linux de gerenciar recusos, mesmo uma distribuição de 2018 rodando em um PC de 17 anos atrás e bonito de ver! Valeu!


3. Re: Ressuscitando computador antigo que estava na lata de lixo - Relato da saga

Stanislaus K
StanislausK

(usa FreeBSD)

Enviado em 24/11/2018 - 09:27h

Ola,

não querendo desmerecer o seu trabalho!

Esse equipamento não deveria ter ido para a lata de lixo, mas para a reciclagem (ou para um museu). Vários componentes tem produtos tóxicos, que deveriam ser descartados de maneira cuidadosa e adequada.

Com essas configurações, voce terá muitas limitações de uso. Começando pela memória RAM. Eu tenho agora um computador (de 2008: Athlon 64 X2, o primeiro dual-core da AMD; 4GB de memória RAM; 500GB de HD, 7200rpm) rodando o Debian com Fluxbox, que após o carregamento do sistema utiliza 110 MB de memoria RAM. Basta abrir apenas uma janela (vazia) do Firefox, que o consumo sobe para 340 MB. Por exemplo, usando essa janela, se for acessado o conteúdo da Folha de SP, o consumo vai para 570 MB. Mesmo que voce utilize um navegador mais leve, o uso de internet será impraticável (estou comentando apenas a quantidade de memória, nem levando em consideração a frequencia). E hoje, um computador fora da internet, não vale nada. E o processador (single-core) e o HD?

A empresa aonde eu trabalho troca os computadores a cada 5 anos! Quanto tempo dura um computador nas empresas que voces trabalham?




4. Re: Ressuscitando computador antigo que estava na lata de lixo - Relato da saga

Matheus
pylm

(usa Gentoo)

Enviado em 24/11/2018 - 10:34h

Mete um void musl + suckless surf como navegador e isso vai até parecer utilizável.


5. Re: Ressuscitando computador antigo que estava na lata de lixo - Relato da saga

skjdeecedcnfncvnrfcnrncjvnjrnfvjcnjrjvcjrvcj
Londreslondres

(usa Parabola)

Enviado em 24/11/2018 - 10:47h

Essa placa-mãe é uma relíquia. Possui slots DDR e SDRAM (antecessor do DDR) e Chipset da ALi.

Esse pente é DDR400, mas ele irá operar como se fosse DDR266 por conta de uma limitação da placa.

Pelo que pesquisei, é uma placa de 2001.

Esse Duron tem 1,1 GHz e míseros 64kb de cache. Com essa quantidade, você jamais conseguirá rodar uma aplicação decente. Talvez por isso que os navegadores não abrem.

O melhor processador para essa mobo, é um Athlon XP 2600+ Thoroughbred

A placa de vídeo também é muito fraca.



6. Re: Ressuscitando computador antigo que estava na lata de lixo - Relato da saga

-
BiaMonteiro

(usa Arch Linux)

Enviado em 24/11/2018 - 11:07h

Essa é uma das grandes vantagens do Linux: se adapta a qualquer que seja o hardware. Temos distribuições que estão instaladas desde desktops lmitados até supercomputadores poderosos.

Agora quanto aos 512 MB de RAM, você não conseguirá praticamente utilizar um navegador de internet moderno nem muitos recursos atuais. Nesse momento que estou escrevendo o meu comentário, meu PC está utilizando uns 603 MB de memória no Debian 9 + Xfce + Google Chrome com 3 abas abertas, ou seja, ultrapassei a capacidade de sua memória RAM. Para contornar esse problema, sugiro usar um navegador de internet próprio para terminal, como o Lynx.


7. Re: Ressuscitando computador antigo que estava na lata de lixo - Relato da saga

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Devuan)

Enviado em 24/11/2018 - 11:16h

Não vi o vídeo ainda, mas pela configuração eu teria colocado um debian com fluxbox instalado na unha.

Da para usar um pendrive e formatar para swap e usa-lo em vez de usar o disco, aliviando no desempenho.

Essa máquina ai roda emuladores de consoles 16 bits tranquilamente, da para usar como servidor proxy, até jogar um outro hd e usar como servidor de arquivos, da para usar como gateway tor, torrificando outras máquinas, quem gosta de fazer lives da para fazer uma máquina dedicada stream de vídeo com ffmpeg, em tramissões de baixa resolução.

E como já foi dito, internet mesmo, fica muito complicado, eu tenho uma máquina similar a essas, mas se quiser insistir pode optar pelo Min-browser




--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://encurtador.com.br/CGNU5
http://www.anahuac.eu/contrarrevolucao-osi/

***Experimente o Devuan Gnu/Linux***
https://devuan.org/

***Pensando em investir em bitcoins ? veja este vídeo***
https://www.youtube.com/watch?v=jhBE3MUFxQU


8. Re: Ressuscitando computador antigo que estava na lata de lixo - Relato da saga

Henrique
Henrique-RJ

(usa Outra)

Enviado em 24/11/2018 - 11:32h

@lieggio

Vacilou em não pegar os outros dois gabinetes do lixo já que poderia vir a usá-los futuramente.

Eu também costumo aproveitar a oportunidade de pegar coisas que as pessoas jogam no lixo.

E depois você ainda pode vender essas sucatas funcionando para outros menos abastados e arrumar algum cascalho extra.

Tu botou muita pasta térmica nesse processador ( é para colocar só na chapinha central e sem excesso ).

As memórias você pode saber a capacidade delas pela numeração dos chips.

Para conhecer melhor essa placa é só buscar o manual dela na internet como essas chavinhas que devem ser para ajustar manualmente os clocks.

A distro Linux que vou te indicar que serve para esse PC e que é super rápida é a de um ativista comunista estrangeiro chamada antiX ( baseada no Debian e o X representa " capitalismo " ou seja, anticapitalism inclusive o Firefox vem com favoritos para sites marxistas ) que consome muito menos recursos que o Linux Light e tem em 32 bits e 64 bits ( eu instalei a versão full mas tem duas outras ainda menores com menos coisas ). O antiX é rooling release.

" O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio." Salmos 91:1-2


9. Obrigado a todos que responderam.

Lucas Lieggio
lieggio

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/11/2018 - 12:04h

O intuito de gastar tempo montando este computador totalmente do lixo, além de se tornar uma série de vídeos pro meu canal no YouTube é também para colocar a venda.

O objetivo principal desse equipamento é transformá-lno em um computador capaz de ser uma máquina para uso administrativo. Por exemplo fazer um controle de estoque, servir como máquina de recepção ou até mesmo como caixa de algum pequeno estabelecimento comercial.

Sei que não serve muito como comparação mas eu fiz algo assim com um Intel Celeron de 2004 com 1Gb de RAM DDR e 120Gb de HD, sendo um de 80 sata e um de 40 ide.. Esta máquina em questão está rodando no Lubuntu 18.04 e funcionando perfeitamente. Dispõe de uma navegação básica de internet e está rodando a suíte Office WPS. Uma excelente alternativa ao Microsoft office. Este equipamento em questão pertence a oficina que cuida do meu carro e estava encostado a ponto de ir para descarte. Dei nova vida para esse equipamento e ele está servindo como máquina administrativa. Sendo utilizado para controle de entrada e saída de veículos, controle de pagamento dos clientes, procura e pedido de peças via internet, além de agenda de contatos com todas as informações dos clientes da oficina.

Então o objetivo desta máquina velha montada totalmente do lixo é ser destinada para finalidades deste tipo por isso o meu objetivo é um sistema operacional que seja rápido leve funcional que permita uma navegação básica de internet disponha de um pacote Office funcional.

O sistema operacional eu já resolvi estou utilizando o Linux little. Como relação a sugestão dada no último post deste tópico eu peço desculpas mas eu não comungo com ideologias anti-capitalistas. Também não corroboro com ideologias marxistas então eu nem testei as indicações por quê o Linux virou já está resolvendo.

o intuito de está resgatando estiverem o computador é poder vendê-lo por um preço acessível para alguém que esteja precisando de um equipamento para tarefas muito simples de preferência um pequeno comércio que queira informatizar o seu ambiente de trabalho, Pois uma máquina dessas rodando uma distribuição atual de um Linux ela se torna bem funcional e muito mais receptiva dispositivos externos mais modernos como por exemplo impressoras então um pequeno comércio pode tranquilamente utilizar o equipamento desses para as tarefas comuns do dia-a-dia. só estou colocando este equipamento à venda porque necessito de fazer algum dinheiro foi sou comerciante e já pensei em colocar este equipamento no meu comércio. porém no momento eu resolvi essa carência de outra forma estou utilizando um velho celular Android como controle de vendas e de caixa do meu estabelecimento. Só que a tela é muito pequenina e o espaço do dispositivo por ser um celular Android antigo é limitado mas tá dando para resolver.

Por fim eu gostaria de pedir ajuda para vocês sobre a questão do navegador web. Eu consegui instalar o Seamonkey, porém ele fica aberto por alguns minutos, às vezes segundos, dai fecha dando erro. Dando a opção de enviar o erro ou reiniciar o Seamonkey.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser feito????

estou vendo aqui em algumas sucatas que eu não atendo se eu consigo localizar pelo menos mais 512 megas de memória ddr para colocar naquela máquina visto que eu localizei os pentes de memória SD Ram e eles não estão funcionando então a máquina só está com 512 megas ddr400.

Aqui na minha região não tem local apropriado para descarte de eletrônicos e também eu gosto de dar Nova Vida a esses equipamentos porque sei que uma configuração adequada levando-se em consideração as suas configurações e os seus propósitos esses equipamentos podem funcionar por um longo tempo sem dar problemas nenhum. E alguém que esteja procurando um computadorzinho simples tem a oportunidade de adquirir um conjunto barato visto que eu estou vendendo esta CPU por apenas r$ 100 completa inclusive com as portas USB frontais funcionando na 2.0.

Aqueles que puderem me ajudar com a questão do navegador Eu agradeço muito pois a máquina já está 99% operacional e resolvendo a questão do navegador ela está pronta para ir para o novo proprietário.

Novamente Agradeço a todos que responderam e vamos seguindo com a saga hoje postarei novo vídeo mostrando o Linux little funcionando nesta máquina.


10. Desculpe-me pelos erros que podem curtir minhas postagens

Lucas Lieggio
lieggio

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/11/2018 - 12:12h

Escrevi estas postagens últimas através do meu celular Android utilizando aquele recurso de fala e escrita do Google e às vezes ele apresenta incoerência na compreensão mas acredito que seja totalmente compreensível o post que eu acabei de fazer acima.

Obrigado.


11. Re: Ressuscitando computador antigo que estava na lata de lixo - Relato da saga

Lucas Lieggio
lieggio

(usa Ubuntu)

Enviado em 24/11/2018 - 12:14h

Henrique-RJ escreveu:

@lieggio

Vacilou em não pegar os outros dois gabinetes do lixo já que poderia vir a usá-los futuramente.

Eu também costumo aproveitar a oportunidade de pegar coisas que as pessoas jogam no lixo.

E depois você ainda pode vender essas sucatas funcionando para outros menos abastados e arrumar algum cascalho extra.

Tu botou muita pasta térmica nesse processador ( é para colocar só na chapinha central e sem excesso ).

As memórias você pode saber a capacidade delas pela numeração dos chips.

Para conhecer melhor essa placa é só buscar o manual dela na internet como essas chavinhas que devem ser para ajustar manualmente os clocks.

A distro Linux que vou te indicar que serve para esse PC e que é super rápida é a de um ativista comunista estrangeiro chamada antiX ( baseada no Debian e o X representa " capitalismo " ou seja, anticapitalism inclusive o Firefox vem com favoritos para sites marxistas ) que consome muito menos recursos que o Linux Light e tem em 32 bits e 64 bits ( eu instalei a versão full mas tem duas outras ainda menores com menos coisas ). O antiX é rooling release.

" O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio." Salmos 91:1-2


Não peguei os outros dois gabinetes pelo simples motivo de que não tenho placa mãe para colocar neles e em casa eu já tenho algumas coisas entulhadas que eu preciso me livrar.

se eu tivesse placa-mãe para colocar neles Com certeza eu teria pego mas sempre tem gabinetes jogados fora no local aonde eu peguei este.




12. Re: Ressuscitando computador antigo que estava na lata de lixo - Relato da saga

Henrique
Henrique-RJ

(usa Outra)

Enviado em 24/11/2018 - 12:50h

lieggio escreveu:

Não peguei os outros dois gabinetes pelo simples motivo de que não tenho placa mãe para colocar neles e em casa eu já tenho algumas coisas entulhadas que eu preciso me livrar.

se eu tivesse placa-mãe para colocar neles Com certeza eu teria pego mas sempre tem gabinetes jogados fora no local aonde eu peguei este.



Esse lixão aí é uma mina de ouro ...

Eu não jogaria fora esse entulho que sempre acaba fazendo falta para algum conserto. Você ainda pide consertar os PCs de clientes usando essa sucata e até vender no OLX e ML.

" O que habita no esconderijo do Altíssimo e descansa à sombra do Onipotente diz ao Senhor: Meu refúgio e meu baluarte, Deus meu, em quem confio." Salmos 91:1-2






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts