gesousa
(usa Ubuntu)
Enviado em 10/10/2008 - 20:07h
olha não recomendo vc instalar pacotes que não sejam .deb, até porque o ubuntu possui vários repos não oficiais que possui pacotes .deb para quase qualquer programa que vc queira e que esteja disponível para o linux... esta é uma das belezas do ubuntu possuir a maior comunidade atualmente.
Mas se quer aprender como instalar através do código fonte, há alguns passos que deve seguir.
primeiramente vc deve fazer o download do código fonte, normalmente ele vem compactado em tar.gz, mas pode também vir compactado em .zip, tar.bz2, .rar, então o primeiro passo é descompactar... vc pode fazer isso clicando em cima dele e mandando extrair ele o usar a linah de comando.
ex:
Acessórios -> consola
zip:
gunzip nomedoarquivo
rar:
rar x nomedoarquivo
tar:
gzip nomedoarquivo
tar.gz:
tar -vzxf nomedoarquivo
tar.bz2:
tar -vxjpf nomedoarquivo
bom agora vc deve entrar na pasta do programa (normalmente é o mesmo nome do pacote menos a extensão)
cd nomedoarquivo
p.s: use o comando ls para ver o conteúdo da pasta e conseqüentemente o nome da pasta do programa.
Bom o primeiro passo é verificar o arquivo readme que vem no pacote para saber quais são os passos e dependências que você necessita para instalar o programa.
muitos programas utilizam o comando ./configure, make, make install ,mas pode ter variações, alguns podem utilizar o ./autogen, outros exigem que vc compile eles na mão, ou renomeio o arquivo makefile.00 para makefile para começar o processo, então o primeiro passo é ler o arquivo readme para verificar o que será necessário para instalação.
bom pela linha de comando:
ls
olhe o nome do arquivo.
README
para ler:
gedit README
... bom vamos considerar que o programa utilize os comandos padrões ./configure make make isntall.
dentro da pasta vc primeiro use o comando ./configure, que basicamente vereficarar se o seu sistema possui os compiladores e libs necessárias para compilar o código fonte.
se estiver faltado alguma lib ou compilador o ./configure acusará um erro e não seguirá em frente. pois você terá que instalar ele antes para continuar.
bom vamos dizer que o ./configure acusou que faltou o gtk+ 2.0
ache o pacote correspodente.
sudo apt-cache search gtk+ 2.0
aqui vai a dica, normalmente aparecerá vários pacotes com este nome, vc deve instalar normlamente o que termina -dev. no caso do exemplo seria o libgtk2.0-dev
sudo apt-get install libgtk2.0-dev
digite de novo o ./configure e instale os pacotes que ele acusar que está faltando e digite ele de novo até não aparecer mais nenhum erro.
OBS: há uma ferramenta que vc pode usar para instalar os programas de forma automatica é o auto-apt.
Instalar:
sudo apt-get install auto-apt
Configurar:
sudo auto-apt update
sudo auto-apt updatedb
sudo auto-apt update-local
Rodar o programa:
sudo auto-apt run ./configure
Bom se o ./configure foi até o final sem erro. chegou a hora de compilar
make
se terminar sem erro então chegou a hora de instalar
sudo make install
p.s: o sudo é necessário pois o make install copia os arquivos compilados para as pastas de sistema então vc precisa ter acesso como root para que seja permitido.
Bom agora é so rodar o programa.
Como pode perceber este é o modo mais complicado de se instalar um programa, alem de ter que instalar várias libs que você só utilizará para compilar, ocupando espaço no seu hd. a chance de erros são grandes.
Algumas ultimas dicas:
Programas instalados pelo código fonte muitas vezes não possuem ferramentas de remoção, e devem ser apagados manualmente, o que torna quase impossível de se remover completamente pois vc deve saber exatamente onde cada arquivo dele foi copiado.
para tal tarefa a um programa que cria um pacote deb dos arquivo instalados e instala ele assim é so remover o pacote.deb criado pelo apt-get depois:
Instalar:
sudo apt-get checkinstall
rodar ele depois do comando sudo make install
sudo checkinstall
O Pacote mais básico antes de qualquer compilação que vc deve ter instalado no ubuntu é o build-essential que contem a lista mais comuns de compiladores utilizados no linux.
Intalar:
sudo apt-get install build-essential