Giovanni_Menezes
(usa Devuan)
Enviado em 03/02/2018 - 15:13h
O maior problema do System-D não é nem a questão se der amigo ou inimigo mas sim estar se tornando dependência obrigatória:
Tradução do Google, apenas alguns trechos:
heodore "Ted" Ts'o, um dos principais desenvolvedores do kernel Linux e um engenheiro do Google, vê o sistema ser potencialmente mais problemático.
Ts'o tem um excelente ponto. O GNOME 3.x alienou os usuários e desenvolvedores . Ele continuou: "Como resultado, muitos usuários tradicionais do GNOME passaram para a Cinnamon, XFCE, KDE, etc. Mas, à medida que o systemd começa a subsumir novas funções, os componentes, como o gerente de rede, só funcionarão em sistemas ou outros componentes que são forçados a ser usado devido a uma rede de dependências interligadas e simplesmente não é possível que esses desktops alternativos continuem a funcionar, porque existe [não] alternativa viável para systemd suportada por mais e mais distribuições ".
http://www.zdnet.com/article/linus-torvalds-and-others-on-linuxs-systemd/
Para simplificar, System-D esta indiretamente se tornando uma dependência obrigatória, sufocando cada vez mais os desenvolvedores de outros Desktops e pacotes que se veem forçados a 2 escolhas, adota-lo ou ter um ardo trabalho de "desemaranhar" as dependências.
Felizmente a comunidade percebeu rapído qual era a jogada e reagiu, mesmo que não seja a maioria, Devuan, Gentoo e Slack, Void entre alguns outras e seus respectivos desenvolvedores estão atuando como "quimioterapia" e contendo o câncer.
Se esperassem um pouco mais para reagir, futuramente seria praticamente inviável sair das garras, reagiram em tempo hábil.
--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://goo.gl/mRzpg3
http://www.anahuac.eu/contrarrevolucao-osi/