Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 22/08/2010 - 15:04h
Essa notícia no El Pais vem reforçar a tese de falha humana, ao afirmar que certas falhas sofriam um lapso de "até 24 horas para que fossem registradas".
Esse tipo de erro é muito comum em determinadas repartições públicas aqui do Patropi, onde se trabalha em processo de "batches" (lotes) e onde tais lotes são negligenciados durante dias e até semanas.
Depois querem que o computador dê jeito...
Não sei se isso acontece na ANAC que - apesar de certos acontecimentos atuais bastante desagradáveis - tem-se mostrado bastante eficiente até então.
Mas é extremamente comum em repartições e autarquias brasileiras termos a notícia de que determinados assuntos de nosso interesse não tiveram o devido andamento porque "não passaram pela digitação".
Até mesmo na Junta Comercial acontece tal fenômeno.
Tem uma determinada empresa estatal aqui do Rio de Janeiro cujo sistema de gerenciamento é baseado em uma planilha do Excel e que dá erros constantes - não porque a planiha em si seja deficiente - mas porque esse "eterno bacalhau" (*) não é consertado NUNCA, e por causa de mão de obra falha, o cidadão-consumidor é que tem de "pagar o pato" e provar repetidas vezes que NÃO está inadimplente, para não ter seus serviços essenciais suprimidos.
E essa dos flaps, tenham dó!...
Hoje em dia qualquer pessoa com um QI mediano e que apenas brinque com um simulador de vôo qualquer sabe o que é um flap, para que serve, e quando deve ser acionado.
Em uma aeronave, pode-se esquecer de ligar isso ou aquilo, quando são partes acessórias ao vôo.
Mas da mesma forma que um motorista não esquece o uso do volante, o câmbio e as pedaleiras, um piloto também não se "esquece" que tem de acionar os flaps.
(*) Um "bacalhau" originalmente era um boletim emitido pela Marinha no sentido de atualizar alguma informação.
Em nosso meio porém "bacalhau" é um pequeno programa, à guisa de remendo, sempre de caráter emergencial e que "quebra o galho" até que seja feita uma revisão mais séria.
Por exemplo, um programa de folha de pagamento é passível de sofrer algum "bacalhau" em função de tal mudança na lei que obrigue a mudar a maneira de calcular certos proventos ou encargos.
Boa parte da dirigibilidade de uma aeronave depende do controle dos flaps (dos ailerons em geral) e do leme.