Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 20/06/2010 - 19:39h
Já não é de hoje que fazem pseudo-licitações onde é exigido especificamente um determinado tipo de "Windows", como se "windows" e "sistema operacional" fossem sinônimos perfeitos.
Muito embora seja um produto indubitavelmente consagrado no mercado, Windows é APENAS UM dentre muitos sistemas operacionais existentes na atualidade, e não é de natureza FUNDAMENTAL para que alguém seja OBRIGADO a usá-lo, ou de ser apontado como ÚNICA OPÇÃO.
Seria outro o caso se fosse exigido um programa de CAD como "AutoCad ou similar". Como não existe similar à altura do AutoCad (durante anos tem sido assim), é claro que esse programa ganharia qualquer concorrência por não existirem opções no mercado.
Windows é apenas UMA dentre as opções - e a única cujo preço é elevado, seja a curto, médio ou longo prazos. E tudo que se faz PROFISSIONALMENTE no windows se faz de forma igual e em alguns casos até melhor em outros sistemas operacionais.
Trata-se de mais uma licitação claramente tendenciosa (isso porque hoje estou bonzinho e não vou dizer "fraudulenta")onde certamente alguém iria se beneficiar com um festivo "overprice".
É sobejamente sabido que em muitos órgãos do governo para alguma empresa vender alguma coisa, tem de "pagar o dízimo" para alguém.
Até quando isso vai continuar?
Se aquela Associação não botasse a boca no trombone, seria mais uma falcatrua de que o povo nem mesmo toma conhecimento.
Por outro lado, concordo em que a qualidade das distros fornecidas junto com o hardware tenha necessariamente uma melhor qualidade.
Portanto, continuo sugerindo que produtos COMO O Famelix (resultante do trabalho de duas Faculdades do Brasil e do Chile) sejam incentivados através de patrocínios dos governos e até mesmo de corporações nacionais, em vez de ficar "forçando barra" para carrear faturamento para empresas estrangeiras. Vamos deixar que tais empresas consigam lugar em nosso mercado por seus próprios méritos.
Observação: Sou tanto defensor do Famelix quanto do Kurumin ou do Big Linux, etc. Apenas citei o Famelix por ter sido desenvolvido em ambiente universitário.