ramonzitos
(usa Gentoo)
Enviado em 21/12/2011 - 13:50h
danielpaixao escreveu:
Penso que está na hora de darmos um basta no mau caratismo de algumas pessoas que montam pseudo-distribuições, com simples empacotamento de software, e pararmos de avaliar esses empacotamentos como distribuições. Precisamos definir bem o que vem a ser distribuição. Não sei quanto ao Mageia, mas no caso de Ubuntu, Lubuntu, Kubuntu, por exemplo, não são três distribuições (isso em minha avaliação - me corrijam se eu estiver errado e justifiquem o ponto de vista). Distribuição, no caso acima, é o Ubuntu. Lubuntu, Linux Mint (que me permitam incluir também), e Kubuntu são apenas meras variações de empacotamento.
Embora eu seja quase completamente leigo em linux, permitam-me expor que, em meu ponto de vista, a verdadeira Distro é aquela que seus compiladores alteram códigos fontes, incluem melhoramentos. Simples empacotamento não deve ser considerado como uma nova distribuição. Eu mesmo posso ir em alguns desses sites que me permite incluir e excluir certos pacotes e montar uma ISO como todos os programas de que gosto. Logo, posso dizer que isso seria uma nova Distro? Obviamente que não. Para retirar ou incluir softwares e bibliotecas à minha ISO particular, usando ferramentas de terceiros online, eu não inovei em nada, a não ser incluir os programas de que gosto e remover os que não uso ou não gosto. Talvez o legal do Linux é que no Windows esse processo de remover e incluir novos softwares nativos antes da instalação é mais complexo. No caso do linux, graças ao conceito OpenSource, essa opção é mais disponível.
Então, minha gente, vamos nos organizar melhor e definir o que é distribuição do que é simples empacotamento. Eu já sugeri aqui e volto a repetir o pedido para que usuários avançados de linux de todo o Brasil se unam para criarmos um instrumento verificador de distros, criando um selo para as verdadeiras distribuições, de modo que novatos, como eu, não venham a ser enganos por pseudas distribuições linux. Dou até, como dica, o nome de Selo IVD - Índice Verificador de Distro.
Concordo em parte. Sim, também acho que Ubuntu, Kubuntu, Lubuntu e etc são somente uma distro.
Mas o Linux Mint não pode ser incluido nesse grupo, pois inclui diversas ferramentas não presentes no Ubuntu, como o mintInstall, mintUpdate, mintMenu, entre outros, além de modificações nos ambientes gráficos, como o MGSE no gnome-shell e o MATE, um fork do Gnome 2.