pinduvoz
(usa Debian)
Enviado em 26/09/2012 - 04:10h
O Quantal Quetzal, o futuro Ubuntu 12.10, ainda em beta, trouxe uma novidade que vem causando alvoroço na comunidade FOSS. Trata-se da nova lente de pesquisa do Unity, que indica ao usuário conteúdo pago da Amazon a cada pesquisa realizada.
Pelo que entendi das matérias sobre o assunto espalhadas pela internet, se o usuário do ubuntu clicar num desses links "comerciais" resultantes da sua pesquisa que, em princípio, seria apenas local (na própria máquina), gerará receita para a Canonical. Caso ele compre algum dos itens indicados, a receita da Canonical será maior.
Sabemos que as distros que usamos precisam ser financiadas por alguém ou por alguma atividade lucrativa. Muitas recebem dinheiro de doações, de motores de pesquisa e de empresas patrocinadoras, que lucram com Linux oferecendo soluções empresarias e prestando suporte.
Mas apesar da necessidade, que sabidamente é a mãe da invenção, ninguém gosta de ser incomodado com anúncios intrusivos e a enorme quantidade de links patrocinados cuja intenção é vender uma diversidade fora do comum de produtos. Eu, pelo menos, não gosto, e certamente não gostei da nova "ideia" da Canonical para obter financiamento para o Ubuntu.
Aproveite este tópico, caro companheiro do VOL, para deixar registrada sua opinião.