saitam
(usa Slackware)
Enviado em 19/02/2011 - 16:17h
Opinião: Venda da Novell está longe de significar o fim do Linux
Compra de propriedade intelectual por grupo liderado pela Microsoft preocupa, mas há razões para crer que uma disputa pelo Linux seria improvável.
Não sabemos ao certo se a propriedade do sistema Unix, que pertencia à Novell, está no bolo dos 2,2 bilhões de dólares que a Attachmate desembolsou pela empresa ou dos 450 milhões em dinheiro pagos pela CPTN Holdings LLC, um consórcio de empresas de tecnologia liderado pela Microsoft.
É preciso admitir: uma possível compra do UNIX pela Microsoft é o tipo de coisa que desafia até os mais crédulos – e uma notícia que até pouco tempo só poderia ser lida nas pegadinhas de primeiro de abril.
E sim, é preocupante que a Microsoft, líder do grupo de investidores, tenha até agora se recusado a detalhar a que propriedade intelectual se referem os 450 milhões pagos. Mas não tão preocupante assim – afinal de contas, por enquanto este tipo de incerteza só joga a favor da Microsoft.
Mas o fato é que, apesar de muitas pessoas da comunidade Linux se perguntarem se o UNIX é agora da Microsoft, não sabemos se isso realmente aconteceu. E, mesmo que tenha ocorrido, isso não significa necessariamente o fim da linha para tudo que leve a marca do pingüim.
Eu tenho dois argumentos, de certa forma independentes um do outro, que justificam por que não estou preocupado (ainda).
Primeiro, não me parece provável que a Attachmate/Novell venderia seus direitos sobre o UNIX por apenas 450 milhões de dólares. Penso que o UNIX vale bem mais, especialmente se levarmos em conta o investimento da Oracle no Solaris, e o da HP no HP-UX, o da IBM no AIX, e por aí vai.
continua...
Fonte:
http://idgnow.uol.com.br/mercado/2010/11/24/opiniao-venda-da-novell-esta-longe-de-significar-o-fim-d...