"Parceria" Embraer X Boeing, Negócios ou Negociata ? [RESOLVIDO]

1. "Parceria" Embraer X Boeing, Negócios ou Negociata ? [RESOLVIDO]

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Devuan)

Enviado em 22/12/2018 - 19:27h

Em clima de natal, podemos ter mais um peruzasso na população das terras tupiniquins.

Antes de tudo:

O tópico vai mais para o lado informativo, e o que se questiona não é se a Embraer pode ou não fazer parcerias (o que eu sou a favor) o que se questiona são os termos, prós x contra, do que esta surgindo no horizonte.

Dito isto, vamos lá..

As informações foram retiradas dos 3 links abaixo, sendo o primeiro, na minha opinião, o mais importante e esclarecedor.

https://brasil.elpais.com/brasil/2018/09/26/economia/1537984567_559748.html
http://www.defense-aerospace.com/articles-view/verbatim/4/196502/full-text-of-agreement-on-boeing_em...
https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/12/22/justica-derruba-liminar-que-suspendia-negociacoes-e...

Resumo para preguiçosos de plantão:

*Embraer x Boeing criam uma terceira empresa, a NewCo

*Produção de Jatos executivos da Embraer passa para a NewCo

*Boeing fica com 80% da NewCo (ou seja da produção da Embraer) e 20% para a Embraer

*Outra empresa ou a mesma (ñ confimado) ficaria com parte da produção do novo cargueiro KC, nos moldes similares, porém com porcentagem 51% para Embraer

*Transferência de patentes por parte da Embraer, sem ainda nenhuma referência do contrário, (documento no segundo link aponta compartilhamento da Embraer com a NewCo de patentes, mas não há nada relatado sobre a obrigação da Boeing com a NewCo)

O Brasil não teria nenhum controle (Golden Share) sobre a NewCo, (a quem diga que questões jurídicas no memorando aponta para casos de ações judiciais devem ser levadas a justiça americana)

*Valor total arredondado negociação 4 bilhões de dólares.

Obs: Embraer disputa um contrato nos E.U.A de venda do super tucano no mesmo valor, arredondando claro, (perceberam a jogada ?)


Todas as matérias são relacionadas ao memorando de intenções, oficialmente, até onde sei, não tem nada definido e os termos podem mudar, a poucas informações claras a respeito da negociação.
Outro link
http://www.pje.blog.br/2018/07/politica-caso-embraer-uma-analise.html

Opinião pessoal:

Sou a favor de parcerias e acho que seria uma boa para a Embraer, MASS, não nos termos oferecidos, que ao meu ver é uma venda disfarçada.
O uso de uma terceira empresa cheira a manobra para tirar a GS do Brasil da jogada e manter controle na Boeing, o que faria na pratica algo muito mais parecido com uma manobra para a venda do que uma parceria, isso não apenas deve ser rejeitado como também INVESTIGADO, já que esse modus operandi é bem conhecido nessa república, essa "engenharia" toda não tem cara de ser coisa de gringo, é bem brazuca.




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2. Re: "Parceria" Embraer X Boeing, Negócios ou Negociata ? [RESOLVIDO]

Henrique
Henrique - RJ

(usa Outra)

Enviado em 23/12/2018 - 05:39h

Acho que todo esse blá blá de hoje sobre a Embraer é apenas " show pirotécnico " para dar a sensação de que o Brasil possui know how/tecnologia/empresas genuinamente nacionais que precisam ser protegidas e nesse " show ", figuras públicas ganham destaque " em defesa de nossos interesses " e assim se elegem ou ganham mais dinheiro e poder pela aceitação popular que alcançam. Pode olhar á sua volta que praticamente tudo que ver tem participação direta ou indireta estrangeira.

Para mim o país, assim como muitos outros, já têm sua soberania relativizada ( uns mais outros menos ) há séculos só que cada vez é mais intensa essa perda da soberania especialmente com a globalização proporcionada por essa telinha que usamos. Tudo o que fazemos, dizemos, de uma maneira ou de outra, já passa por filtros cá de dentro e lá de fora só que é tudo " por baixo dos panos " guardado a sete chaves ( podemos dizer assim, " ultra secreto " ).

A Embraer já é, acredito eu, estrangeira faz muito tempo senão desde sua criação, inclusive adotando tecnologia importada até para projetar seus aviões ( não sei que patentes dela seriam essas, talvez algum penduricalho qualquer gerado por parte dessa própria tecnologia estrangeira que usa assim como a Petrobras ).

Essas ideias/conceitos nacionalistas estão sendo lentamente alterados no psicossocial da população fazendo as pessoas cada vez mais se sentirem parte do mundo e não mais de um país ou cultura ( pode incluir aí até o uso dos estrangeirismos em nossa língua ou da cultura estrangeira ). Assim, grandes grupos/organizações internacionais sem pátria, vão aos poucos desmontando toda essa estrutura em que estamos inseridos alterando nossa língua, religião, família, valores, alimentos, ideias e até, acredite, nossa alma ( adivinha por quem ).

Veja um caso, muito engraçado a meu ver, de uma reportagem da TV portuguesa sobre uma pretensa " tecnologia totalmente nacional " adotada pela Marinha de Portugal, é reveladora:

https://www.youtube.com/watch?v=ZOHnxMNuAfg

Eu sempre deixo esse vídeo pelos fóruns pois é o que as nossas autoridades políticas fazem conosco todos os dias pela imprensa, pelas leis ...

Um assunto como esse pode revelar coisas mais profundas do que a simples compra/venda de uma empresa se começar a pesquisar.


3. Re: "Parceria" Embraer X Boeing, Negócios ou Negociata ? [RESOLVIDO]

Perfil removido
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(usa Nenhuma)

Enviado em 23/12/2018 - 08:47h

Todo fato tem três lados. Lado A. Lado B. E a verdade. Sendo que última nunca ficaremos sabendo. Pois caso lado defenderá o seu.
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4. Re:

Henrique
Henrique - RJ

(usa Outra)

Enviado em 23/12/2018 - 09:27h

clodoaldops escreveu:

Todo fato tem três lados. Lado A. Lado B. E a verdade. Sendo que última nunca ficaremos sabendo. Pois caso lado defenderá o seu.
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Pois é, veja que nós mesmos passamos a depender de tudo o que existe hoje. Até quem trabalha no campo, como o mais humilde agricultor do interior do país, se vê obrigado a consumir algo de toda essa estrutura que aos poucos foi se montando nos levando á sua dependência. Você por exemplo pode muito bem estar num bom emprego hoje em função de todas essas coisas dos gringos ( tornou-se dependente dela a sua sobrevivência ). Daí a ideia de que o Estado há muito tempo come nas mãos dos grandes grupos estrangeiros e são eles que mandam e decidem o destino do Brasil assim como de muitos outros países no mundo sempre por trás de uma cortina de fumaça.

Mas parece que ainda existem alguns pontos no planeta que não foram totalmente cooptados como em certos países da América Latina, da África etc etc. Por estes dias fiquei sabendo que ainda existe milho natural não transgênico, por exemplo, em pontos de países como Peru e México.

Em termos de alimentação, venho aqui por o relato que já o coloquei em outro fórum. Na década de 70, meus avós do Minho em Portugal adubavam a terra com estrume de vaca e de fezes humana. Lembro que naquela época eles falavam mal desses fertilizantes químicos pelos resultados. O milho era plantado, colhido e consumido por eles mesmos e o excedente vendido no mercado. Eram milhares de pequenos e médios agricultores provavelmente que abasteciam Portugal com esses alimentos naturais ( sim, NATURAIS ) e que possivelmente havia exportação.

A coisa foi mudando e os jovens foram abandonando a terra em busca de prosperidade financeira que acreditavam que aquela vida não levava a nada. Agora eu tento imaginar quem ou o que andou naquela época disseminando essa ideia na população ( provavelmente os grandões estrangeiros algo semelhante acontece há alguns anos na China que trabalhadores estão exigindo mais direitos ). Hoje já não há praticamente nada artesanal na produção agrícola portuguesa, tudo se tornou automatizado, padronizado, patenteado dos grandes grupos estrangeiros.

Hoje é o grande agronegócio estrangeiro ( " nacional " ) quem produz em larga escala alimentos a partir dessas mutações genéticas e químicas com emprego de tecnologias patenteadas por eles que os médios produtores nacionais pagam também para produzir. E tudo visando principalmente as exportações ( as chamadas commodities ) encarecendo e amarrando toda a produção nacional no mercado interno. A situação parece ser bem complexa mas acho que é bem por aí. Essa produção em larga escala ( artificial ) do agronegócio estrangeiro tornou seu custo mais barato/fácil em um primeiro momento para o médio e pequeno produtor do que seus similares nacionais naturais o que deve ter destruído a produção/estrutura genuinamente nacional.

Só para ilustrar, conheço uma senhora de 80 anos que foi ao interior de Minas Gerais neste ano que disse ter se hospedado em um hotel de lá e que ficou maravilhada com o arroz e a comida do almoço. Então eu, estranhando aquele relato, perguntei como era esse arroz, se era branquinho, soltinho e ela confirmou ou seja, INDUSTRIALIZADO !!! kkkk


5. Re: "Parceria" Embraer X Boeing, Negócios ou Negociata ? [RESOLVIDO]

Henrique
Henrique - RJ

(usa Outra)

Enviado em 23/12/2018 - 09:40h

Podemos comparar a Embraer com as antigas e falidas Engesa e a Gurgel consideradas exemplos de indústrias genuinamente nacionais em que os motores eram de indústrias estrangeiras.


6. Re:

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Devuan)

Enviado em 23/12/2018 - 14:30h

Acrescentando algumas observações, vale lembrar que a embraer recebe dinheiro público e o Brasil tem uma porcentagem na empresa.

Outro ponto a se lembrar, a transferência de técnologia dos Gripens, que vai ser "dada" a embraer, foi parte do acordo do governo Brasileiro, PAGO, por nós.

A embraer até poderia ser vendida para a boeing, dês de que a parte militar e demais aréas onde entrou dinheir público, fosse repassadas a FAB, da até para se criar uma terceira empresa, evitando que a tecnologia paga pelo contribuinte brasileiro dos gripen acabe sendo dada de graça aos americanos.

Como dito anteriormente, eu não sou contra a parceria, sou contra nos moldes em que os americanos querem, não é atoa que eles estavam de sorrisos de orelha a orelha na foto com a tal parceria.





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7. Re:

Henrique
Henrique-RJ

(usa Outra)

Enviado em 23/12/2018 - 16:02h

Giovanni_Menezes escreveu:

Acrescentando algumas observações, vale lembrar que a embraer recebe dinheiro público e o Brasil tem uma porcentagem na empresa.
[quote]Giovanni_Menezes escreveu:
Outro ponto a se lembrar, a transferência de técnologia dos Gripens, que vai ser "dada" a embraer, foi parte do acordo do governo Brasileiro, PAGO, por nós.

A embraer até poderia ser vendida para a boeing, dês de que a parte militar e demais aréas onde entrou dinheir público, fosse repassadas a FAB, da até para se criar uma terceira empresa, evitando que a tecnologia paga pelo contribuinte brasileiro dos gripen acabe sendo dada de graça aos americanos.


Na minha opinião, não adianta muito chorar, bater o pé, fazer beicinho.

O Brasil existe para enriquecer e empoderar os grandes grupos estrangeiros apátridas senão todos os demais do mundo.

Se aceitar isto, poderá vir a ganhar um belo cargo com polpuda renda e padrão de vida internacional senão poderá vir a amargar as agruras da sua existência em algum cortiço.

A falida Varig era mais uma baita companhia aérea nacional que faliu mas talvez todos os seus aviões eram da Boing ( que ironia não ? e ninguém se tocou nisso ... ).

Duvido muito que a tecnologia dos Gripen tenha ou venha a ser transferida para a Embraer. Isso deve ser mais uma cortina de fumaça. Nenhuma grande fabricante faria isso que além do mais ela deve estar presa a royalties de outras fabricantes. Essas coisas devem ser bem complexas.

Pode perceber como a grande imprensa de massa costuma apresentar manchetes garrafais afirmando que o Brasil precisa investir mais em educação especializada para atender ás novas exigências tecnológicas e assim melhorar o emprego e a renda do trabalhador ( que romântico !!! ). Mas peraí, " novas exigências tecnológicas " ??? De quem ??? Adivinha. Então os grandes grupos internacionais querem que os Estados nacionais torrem recursos na formação da mão-de-obra que os fará ganhar mais dinheiro ??? Mas não para por aí, querem também mais infra-estrutura, isenções tributárias, privilégios trabalhistas, empréstimos generosos do BNDES e por aí vai ... Ou seja, de preferência, TUDO DE GRAÇA !!! Ou melhor, QUEREM QUE OS ESTADOS NACIONAIS PAGUEM PARA ELES GANHAREM MAIS DINHEIRO E PODER !!!

Acho melhor eu ir torcer pelo Botafogo !!!

Giovanni_Menezes escreveu:
Como dito anteriormente, eu não sou contra a parceria, sou contra nos moldes em que os americanos querem, não é atoa que eles estavam de sorrisos de orelha a orelha na foto com a tal parceria.



É o que tenho dito ultimamente: " amigos amigos negócios á parte ", mas ... ... ...



8. Re:

Henrique
Henrique-RJ

(usa Outra)

Enviado em 24/12/2018 - 10:41h



Para o Sr Vice Presidente da República Mourão afirmar isso é porque ele deve ter visto vantagem ou então é manobra política. As vezes na política é necessário fantasiar para se chegar onde se quer e dizer o que não se quer. Temos que saber que há uma estrutura enorme montada em que aparentemente só deixa o país na lama ( mas todos os outros do terceiro mundo também ).

Os militares brasileiros, assim como os de outros países pra lá de 64 ( Chile, Argentina, Japão, Portugal sei lá quantos ), sempre tentaram mesclar esses interesses externos com os internos pelo que me pareceu. Getúlio Vargas teve que negociar com o governo dos EUA para receber aqui a indústria metalúrgica mas criou a Petrobras pelo muito pouco que sei. Montadoras estrangeiras de automóveis vieram para cá ( Wolksvagem, FIAT, Chevrolet, Ford ) acho que em período militar mas também construiram Itaipu, Eletrobras, Engesa, Embraer e sei lá mais o quê que não foi pouca coisa.

Na minha época de escola, sempre ouvi de professores que as poucas estradas de ferro no Brasil ( os trens ) foram construídas pela Inglaterra mas todas com bitolas diferentes para evitar que o país se service dessa estrutura para crescer ( lógico, penso eu, eles não iam querer mais um concorrente mundial dividindo o seu poder e mercado ). Dizem que a Guerra do Paraguai ( acho que a tal Tríplice Aliança ) foi tramada pela Inglaterra também com o propósito de evitar a prosperidade daquele país naquela época.

É a tal história, cada um que cuide de suas coisas pois os outros querem tomar.


9. Re:

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Devuan)

Enviado em 24/12/2018 - 10:50h

Eu to achando que essa negociação vai parar no STF ou vai rolar alguma cpi, e não vou ficar surpreso se usarem
isso para fritar o novo presidente, que esta cheio de inimigos declarados e não declarados no congresso, do jeito que
a coisa esta, no meu entender, existem motivos para se abrir uma investigação.





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10. Re: "Parceria" Embraer X Boeing, Negócios ou Negociata ? [RESOLVIDO]

Henrique
Henrique-RJ

(usa Outra)

Enviado em 24/12/2018 - 11:09h

Giovanni_Menezes escreveu:

Eu to achando que essa negociação vai parar no STF ou vai rolar alguma cpi, e não vou ficar surpreso se usarem
isso para fritar o novo presidente, que esta cheio de inimigos declarados e não declarados no congresso, do jeito que
a coisa esta, no meu entender, existem motivos para se abrir uma investigação.






Viu só como você sabe ( mas o país inteiro não consegue enxergar dessa forma emburrecidos que estão e cai em cima de pau ).

Isso acontece em muitos países. Soube pelo Olavo de Carvalho que a Rússia foi detonada com financiamento do marxismo pelos Rockefeller e Rothschild ( grandes capitalistas norte americanos ) inclusive com envio de armamento para os bolcheviques por navios ( a tal Revolução Russa comunista ). Também andei lendo em algum livro algo sobre isso ou seja, os grandes grupos estrangeiros usam o socialismo/comunismo como arma de guerra, de controle do mundo e isso aqui no Brasil já virou uma peste ( olha só no poço em que nos encontramos ). Quando Getúlio Vargas inaugurou a CLT já era a mãozinha marota desses grandes grupos estrangeiros atravancando o país. De lá para cá a coisa piorou exponencialmente tornando o Brasil inviável a não ser para esses GRINGÃO que compensam todas essas amarras com as vantagens que recebem do Estado ( é em tudo quanto é país com poucas exceções ).



11. Re: "Parceria" Embraer X Boeing, Negócios ou Negociata ? [RESOLVIDO]

Henrique
Henrique-RJ

(usa Outra)

Enviado em 24/12/2018 - 11:25h

Parei de ver esse vídeo logo no primeiro minuto.

Não caio mais tão fácil nesse jogo de faz de conta, nesse teatro onde só se trocam os atores.


12. Re:

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Devuan)

Enviado em 24/12/2018 - 11:35h

Henrique

Apesar de achar, na minha opinião, que você tem razão em ao menos 90% do que você escreveu, não é essa a questão.

A questão é que os termos do que esta sendo oferecido, como pode a Boeing vir aqui, ditar o que quer, quanto quer pagar, pelo produto que ela veio correr atrás e a alta cúpula da Embraer chega e abre as pernas entrega tudo, anos de trabalho e investimento público, de bandeija, sem pestanejar ?

É questão de defender o que é bom ( ou menos ruim) para o país, lembra do acidente de Alcantara, onde o Brasil não só perdeu todo o investimento mas também as melhores mentes da nação junto? a abin (que não é grande coisa, diga-se de passagem) levantou fortes suspeitas que tem dedo americano nisso.

Se a gente for entrar na questão politica o tópico vai longe.






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