
SamL
(usa XUbuntu)
Enviado em 15/03/2018 - 00:42h
Sabe me dizer se meu sistema está diagramado corretamente? Digo, ele é um diagrama do Limites ao Crescimento, mostrando como é ensinar:
https://postimg.org/image/ubug4o3b7/
autodidata = comportamento autodidata do aluno
presença do professor = o quanto o professor acompanha de perto este aluno
ansiedade ou tensão para estudar = ansiedade própria ao ver assuntos novos
No meu diagrama significa: quanto mais atitude autodidata o aluno tem, menor é a presença do professor e menor é a ansiedade para estudar assuntos novos. Quanto maior é a ansiedade, maior deve ser a presença do professor para ensinar aquele aluno e menor será o nível de comportamento autodidata.
Isso significa que a presença em excesso do professor pode ser um atraso mais do que ajuda, mas a falta da presença pode dificultar o desenvolvimento da atitude autodidata. Forçar o comportamento autodidata pode ajudar no inicio mas com o tempo vai ter efeito inverso e então o loop vai virar e tudo desmoronar.
Será que meu diagrama condiz com a realidade?
Eu não faço parte do meio acadêmico, não ensino uma turma, mas ensino poucas pessoas, como alguns amigos. O que observo é isso ai de cima, eu insistir para ensinar prejudica mais que ajuda. Em alguns casos uma amiga minha esperava que eu ensinasse, isso não tem nada demais, mas veja por este lado: ela esperava que o conhecimento saisse de mim, não se sentia capaz de ir atrás de uma fonte ou mesmo pesquisar no google.
__________________________________________
#voltathihup