Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 06/12/2012 - 09:21h
Uso o Skype para corujar minha neta em videoconferência, e atualmente para ligar para umas poucas pessoas, todas usuárias do Skype.
A qualidade tem sido bastante razoável, considerando-se principalmente que estou usando a modalidade gratuita, ou seja, de Skyoe para Skype.
Se eu tivesse de pagar, aí não sei se valeria a pena. Tem certos momentos em que a ligação fica bastante entrecortada, embora na maior parte do tempo esteja boa.
E em função disso, ainda não me decidi quanto à utilização de VOIP para finalidades "mais sérias".
As deficiências são muitas, mas como diz o ditado "a cavalo dado não se olha os dentes", e até que como diversão o serviço do Skype vai bem.
Pois é. Porém como já estou cansado de ver minha neta de cabeça para baixo (lá é um notebook com Windows 7 e meu genro não conseguiu arrumar isso nem com reza brava, 144 pernas de aranha e 13 quilos de cabelo de sapo, com pemba norueguesa e tudo o mais)...
Um dos fenômenos mais irritantes e frequentes é sem dúvida o da webcam de cabeça para baixo em notebooks.
Embora possa ter várias origens, algumas delas são devidas a atualizações bugadas do próprio Skype.
Por exemplo no Windows 7, após formatação a webcam "vira morcego". Solucionar isso é algo penoso e cercado de mistério.
A solução que atende bem a um não adianta nada para outro.
Em geral os usuários se resignam com o fenômeno e fica por isso mesmo. Simplesmente desistem, depois de tentar até a "oração do sapo seco" de trás para frente, e em alemão.
Outros conseguem encontrar algumas orientações que dão certo, algumas provisórias.
Dei uma googlada a esse respeito e encontrei sempre multidões de respostas evasivas como "deve ser assim", "deve ser assado", mas jamais soluções efetivas.
Aí fui dar uma olhada no suporte do Skype e grande foi a minha decepção: Falar com aquele suporte é a mesma coisa que falar com as paredes.
Por curiosidade, fui ao site do "Reclame Aqui" para ver que tipo de reclamação o público fazia a respeito da SKype Technologies e qual não foi a minha surpresa ao me deparar logo de cara com aquele diabinho roxo que indica as "empresas não confiáveis". E não é para menos: Desde 2010 o Skype não respondeu a
nenhuma reclamação nem deu qualquer satisfação a seus usuários quando necessário.
Vai aqui uma dica: Se a última versão do Skype está funcionando mal no Windows 7, o usuário já baixou todos os drivers possíveis e imagináveis e a coisa continua sem funcioner, experimente baixar a versão 2.1 do Skpye (tem de procurar muuuuuito por aí) que volta a funcionar tudo direitinho como deveria. Incrivelmente a 2.2 dá o mesmo problema.
Detalhe: Nos aplicativos normais a webcam estará funcionando normalmente, mas no Skype não.
Vai essa dica para o pessoal do Windows, visto que no Linux temos muitas outras soluções.
Ora, se o Skype já era assim
antes da Microsoft, o que será daqui para a frente?