Segurança da informação e Kali Linux

1. Segurança da informação e Kali Linux

Patrick
Patrick03

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/02/2017 - 10:56h

Aproveitando a febre de usuários de Kali aspirantes à hacker, achei um artigo interessante falando sobre a área de segurança da informação e fiquei refletindo sobre este parágrafo:

Para finalizar o artigo, os candidatos e profissionais que forem iniciar nesta carreira precisam entender que não são todas as empresas que possuem uma equipe interna com foco na segurança da informação ou, em alguns casos, as empresas podem não destinar verba para estas atividades, no qual irá inviabilizar o desenvolvimento e crescimento na área.


Estaria tais pessoas perdendo o tempo delas estudando como hackear wifi ou Facebook?
Tenho bastante interesse sobre essa área, mas realmente esse parágrafo faz sentido, pois tem trocentas notícias todos os dias falando que startups e até mesmo grandes empresas não investem o suficiente em segurança.

Resumindo: Não há futuro para área de segurança?


Site de onde eu tirei o parágrafo: https://www.profissionaisti.com.br/2014/02/iniciando-na-carreira-de-seguranca-da-informacao/



  


2. Re: Segurança da informação e Kali Linux

Rafael da cruz
toskoon

(usa CentOS)

Enviado em 03/02/2017 - 12:20h

Patrick03 Boa tarde,

Vamos lá. o parágrafo em questão tem suas verdades, Muitas empresas sequer sabem oque é segurança rsrs. oque vejo hoje que às empresas que levam a sério segurança da informação, são apenas empresas que depende disso para que seu negócio sobreviva, exemplos. um data center: se eu sou cliente com um serviço critico que procuro um data center os cara não tem nenhuma certificação de segurança(ISO, TIER...) eu nem penso duas vezes e vou direto embora, e eles sabem disso por isso investem bastante em segurança. Outro exemplo são empresas que querem entrar pro mercado de ações americanos, eles precisam cumprir uma série de exigências de segurança para que seja aceite, então eles também fazem muito investimento. outras vezes um empresa que tem o cadastro de inúmeros clientes em uma base de dados. eles também precisam manter aquilo seguro pois o roubo dessas informações suja a imagem da empresa.

Esses exemplos que citei acima são de empresas que precisa levar a sério segurança, pois sem isso o negócios delas acabam. Empresas de médio/pequeno porte nem sempre tem dinheiro para investir em segurança que diga-se de passagem é muito caro. Um bom FW com nome de mercado hoje em dia passa fácil de 100mil reais(Claro existes soluções mais baratas). além de equipamentos tem a mão de obra especializada que também costuma sair caro.

Ai você vai falar, a mais tem XYZ tecnologias open source que a empresa não vai gastar nada. Sim existe porém a mão de obra especializada e manter uma equipe especifica para isso também é caro.

Hoje em dia oque mais vejo são analistas de rede ou infra que opera a parte de segurança da empresa. ou seja são pessoas que não são especializada para isso, mas que tem uma boa noção para o básico pelo menos.

Se você pensa em investir na área de segurança eu aconselho só que estude bastante. pois as vagas para segurança são mais limitadas(Embora venha crescendo bastante) que desenvolvimento que tem a balde, porém são vagas muitos boas com salários geralmente bem acima da média.

Abs.






3. Re: Segurança da informação e Kali Linux

Patrick
Patrick03

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/02/2017 - 17:03h

toskoon escreveu:


Boa tarde!
Com certeza, eu havia me esquecido destes detalhes. Fui um pouco dramático ao perguntar se a essa área não tinha futuro. Deve ser extremamente difícil se manter nela. A quantidade de estudo também deve ser alarmante.

No mesmo artigo que citei, há umas subáreas sugeridas, e uma dela é a especialização em firewalls, quem o faz provavelmente não dura muito já que à todo momento surge um novo, por exemplo.

Obrigado pela tu contribuição


UP!

---------------------------------------
Corrija-me quando necessário!
https://muitolinux.blogspot.com.br/
---------------------------------------







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts