meinhardt_jgbr
(usa Debian)
Enviado em 26/08/2011 - 13:16h
Como já foi bem exposto tanto pelo Antonio Carlos (acvs), pelo Fabricio e pelo Alberto, os danos ao sistema ficam limitados ao alcance do arquivo executável em função das permissões necessárias e aos caminhos (path) pre-estabelecidos pelo vírus para danificar o sistema do windows. Como estes caminhos no Linux são diferentes o executável vai ficar perdido danificando apenas o ambiente emulado ou não, restrito ao windows.
Segundo outras fontes, o dano que pode ocorrer ficará restrito ao Wine possivelmente requerendo a reinstalação do mesmo, como nos velhos tempos de windows.
Também nunca fiz a experiencia, nem mesmo em maquina virtual, até porque não me preocupo mais com isto.
Acredito que o que de mais grave pode ocorrer será se você intercambiar arquivos de dados e outros entre o seu sistema e outros sistemas com windows. Você involuntariamente poderia estar disseminando arquivos contaminados com outros sistemas, seja isto via rede ou via mídias de troca como CDs, DVDs, pendrive, etc.
Pelo menos para mim, vírus é problema dos outros que ainda estão escravos e inocentes uteis do windows que não tomam os necessários cuidados ou são desatentos, seja ele genuíno e legalizado ou muito pior "piratex".